Siga:

21/9/202309:11:39

Melão amarelo: saboroso e saudável é o destaque da semana (18 a 22/09)


O melão tem sua origem ligada a regiões da África e sudoeste da Ásia e se espalhou pela América na época das grandes navegações, por volta dos séculos XV e XVI, caindo rapidamente no gosto de grande parte da população local. Essa fruta tem cerca de 850 variedades no mundo, sendo as mais conhecidas a Tendral, a Casaba, a cantalupo, a verde, a orvalho de mel, a gaulesa e, por fim, o amarelo.

Devido à abundância de água encontrada em melões (cerca de 90% do conteúdo), o consumo da fruta é mais comumente realizado por meio de refrescos e bebidas ou comendo-a diretamente. A China atualmente é a líder de produção global desse produto, colhendo cerca de 8 milhões de toneladas anualmente, sendo um dos pioneiros no uso da fruta para uso medicinal.

O Nordeste do Brasil concentra 70% da produção obtida no país, devido às condições climáticas favoráveis da região para cultivo e plantio da fruta, que se desenvolve com temperaturas mais elevadas, entre 25 e 32ºC. Como o meloeiro é capaz de absorver a umidade do ar e do solo, deixando a fruta menos doce, o Nordeste favorece para que os frutos concentrem um menor teor de açúcar, graças à baixa umidade e às poucas chuvas.

Benefícios do melão

· Ajuda no emagrecimento
· Rejuvenesce a pele
· Melhora o transito intestinal
· Auxilia no controle da pressão arterial
· Fortalece ossos e dentes
· Previne doenças relacionadas ao coração
· Hidrata o organismo
· Aumenta a imunidade
· Melhora a saúde visual

Cotação do produto

O melão tem sua produção anual estável no Brasil e sabemos que é do Nordeste que vem o maior volume da produção que chega ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) como fica evidente a partir da observação dos números do setor em 2022, em que foram entregues 51.929 toneladas. O Rio Grande do Norte teve grande destaque e entregou 47,2% desse total e três cidades potiguares formaram o pódio desse: Mossoró liderou nas entradas no ETSP, com cerca de 9.489,34 t, seguida de perto por Apodi, responsável por 4.122,12 t, e Baraúna, com 3.970,55 t produzidas. Os meses mais fortes desse cultivo são de setembro a janeiro.

O preço médio do melão amarelo no atacado, conforme a cotação realizada em 18/09/2023 foi de R$ 2.82/kg, tendo apresentado tendência favorável em relação aos meses anteriores. Em comparação à mesma época do ano passado, em que a fruta estava a R$ 3.70/kg, houve uma redução anual de 23.8%, Na variação mensal, o produto teve uma redução média de 3.3%.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de melão amarelo no GUIA CEAGESP clicando  aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: