13/6/201706:10:19
O alimento é o queridinho nessa época de festas juninas, mas também é muito procurado durante todo o ano: o milho verde. Esse é o produto da semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Na agricultura brasileira, o milho é a segunda maior cultura produzida perdendo apenas para a soja. Com objetivo de estimular sua importância, foi criada a Lei 13.101/2015 instituindo o Dia do Milho comemorado no dia 24 de maio. O produto é central em pratos como a pamonha, o curau, o mingau e a pipoca.
Além da sua tradição na culinária nacional, o milho é um dos principais alimentos para aves e suínos. O Brasil é atualmente o segundo maior exportador do produto, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Além do seu valor agrícola e sabor único, o alimento também é fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. O milho verde é fonte de vitamina A, essencial para a pele e visão, vitamina B1, que gera energia e atua no sistema nervoso, vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e regula o metabolismo.
Esse produto também fornece fibras alimentares, que ajudam a regular o funcionamento do intestino e controlar o colesterol, e magnésio, mineral responsável por regular os batimentos cardíacos, auxiliar na absorção de outros nutrientes e na digestão.
Na última segunda-feira (12/06) o quilo do milho verde estava cotado a R$ 0,75 no comércio atacadista no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Em 2016 entraram 50.071 toneladas do alimento na unidade da CEAGESP na capital.
Junho é o mês com maior oferta do produto, a recomendação dos nutricionista é que não se abuse do seu consumo com sal e manteiga.
Os principais municípios fornecedores do milho verde para ETSP até então foram Capela do Alto, Casa Branca, São Miguel do Arcanjo, Itapetininga, Pilar do Sul e Araçoiaba da Serra, todos no Estado de São Paulo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!