Siga:

13/9/202309:08:40

Conheça os benefícios do milho verde, produto destaque da semana (11 a 15/09)


Cotado em 11/09/2023 a R$ 1,53/kg no atacado, o milho verde é o produto destaque desta semana. Em termos econômicos, no mesmo período do ano passado sua cotação foi de R$ 2,66/kg, significando ter tido uma redução média anual de 42,5%. Quando se faz a comparação mensal, houve uma redução de 7,6%.

Cultivado pela humanidade há cerca de 5 mil anos, o milho é boa fonte de vitaminas B1 e C e é pouco calórico, com cada 100 gramas do produto tendo apenas 100 calorias, valor parecido com o de frutas como laranja ou maçã. Entre seus benefícios, sua grande quantidade de fibras ajuda no trato digestivo, além de conter magnésio, que ajuda no funcionamento do organismo.

O termo “milho verde” é usado para a fase em que o produto ainda está com os grãos dentados e amarelos, abundância de palha e “cabelo”, além de sabugo de cor branca. A palha é importante indicativo da saúde do produto e deve sempre estar com aspecto de folha fresca, além de a coloração estar verde viva, parecendo ter sido colhido há pouco tempo. O “cabelo” do milho é outro bom indicativo e deve estar brilhante e transparente.

No caso do milho que for usado para pamonha, curau e angu, os grãos devem estar mais amarelados e o “cabelo”, amarronzado. Bastante presente em nossa culinária, o milho verde pode também ser consumido cozido, assado ou sendo parte de pratos diversos e sucos. Ao prepará-lo, só tempere na hora de comer, pois o sal jogado na água do cozimento pode endurecer os grãos.

Sua conservação varia conforme o estado em que for adquirido. Caso compre milho já embalado e sem palha ou “cabelo”, a refrigeração torna-se bem importante, pois nessa condição deteriora-se mais rapidamente. Ao guardá-lo na geladeira, embrulhe-o com papel para que respire e opte por guardá-lo na gaveta inferior da geladeira, na gaveta de legumes.

Ao longo de 2022, 45.206 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), sendo de maio a julho o período mais forte do ano. Três foram as cidades com maiores entregas e todas elas paulistas, com Capela do Alto tendo uma liderança absoluta de 22.294,88 toneladas, ou 49,3% do total. Araçoiaba da Serra, com suas 6.372,63 (14,1%), e Casa Branca, entregando 6.015,59 (13,3%), respondem pelos segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de milho verde no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: