Siga:

5/11/202111:09:30

Projeto da Nossa Turma produz maquetes do Silo Jaguaré revitalizado


As crianças da Associação Nossa Turma, que funciona no Entreposto de São Paulo, desenvolveram ao longo do mês de outubro um projeto para valorização e conhecimento do local ao qual estão inseridas. Após realizarem pesquisas sobre a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), visitaram o Silo Jaguaré e confeccionaram maquetes da estrutura que foi recentemente revitalizada. O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (03) ao diretor-presidente da CEAGESP, coronel Mello Araujo — assista aqui.

As atividades começaram com roda de conversa com as crianças do Projeto Ampliada, que têm idade entre 5 e 7 anos, quando aprenderam mais sobre o Silo Jaguaré. A partir das pesquisas, fizeram maquetes da estrutura de armazenagem. Para finalizar o processo, na quinta-feira (28) visitaram o local. “Quando foram ao Silo Jaguaré, não só viram por fora, que foi o aspecto que usaram para a construção das maquetes, mas conseguiram observar como funciona o silo por dentro”, explica a coordenadora pedagógica Tatiana Bargmann Netto.

Através do projeto as crianças também tiveram a oportunidade de aprender o caminho dos alimentos, desde a produção no campo até a comercialização na CEAGESP, por exemplo. “Desde o início falamos sobre o trabalho do agricultor. Então fomos bem lá no começo da produção do alimento até chegar ao silo para que as crianças entendam o processo”, conta a professora Gabriely Cabral. “As crianças aprenderam que na fazenda o agricultor planta, colhe, e, depois, o caminhoneiro leva o produto ao silo para ter o armazenamento”, complementa.

As crianças participaram também de uma oficina de nutrição na qual ajudaram no preparo de um bolo de banana com casca. Todas essas atividades estavam relacionadas. “Quando visitaram o Silo Jaguaré, as crianças puderam entrar em contato com os grãos de trigo, o que fez muito sentido na oficina de culinária quando prepararam o bolo” que tem a farinha de trigo como ingrediente, conta Netto.

O resultado da oficina culinária foi levado ao diretor-presidente da CEAGESP, assim como duas maquetes representando o Entreposto de São Paulo e o Silo Jaguaré. “Fizemos uma proposta para a direção da Nossa Turma para que as crianças fizessem um trabalho escolar que envolvesse a montagem de uma maquete e elas fizeram lindos trabalhos”, destaca Mello Araujo.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: