5/11/202111:09:30
As crianças da Associação Nossa Turma, que funciona no Entreposto de São Paulo, desenvolveram ao longo do mês de outubro um projeto para valorização e conhecimento do local ao qual estão inseridas. Após realizarem pesquisas sobre a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), visitaram o Silo Jaguaré e confeccionaram maquetes da estrutura que foi recentemente revitalizada. O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (03) ao diretor-presidente da CEAGESP, coronel Mello Araujo — assista aqui.
As atividades começaram com roda de conversa com as crianças do Projeto Ampliada, que têm idade entre 5 e 7 anos, quando aprenderam mais sobre o Silo Jaguaré. A partir das pesquisas, fizeram maquetes da estrutura de armazenagem. Para finalizar o processo, na quinta-feira (28) visitaram o local. “Quando foram ao Silo Jaguaré, não só viram por fora, que foi o aspecto que usaram para a construção das maquetes, mas conseguiram observar como funciona o silo por dentro”, explica a coordenadora pedagógica Tatiana Bargmann Netto.
Através do projeto as crianças também tiveram a oportunidade de aprender o caminho dos alimentos, desde a produção no campo até a comercialização na CEAGESP, por exemplo. “Desde o início falamos sobre o trabalho do agricultor. Então fomos bem lá no começo da produção do alimento até chegar ao silo para que as crianças entendam o processo”, conta a professora Gabriely Cabral. “As crianças aprenderam que na fazenda o agricultor planta, colhe, e, depois, o caminhoneiro leva o produto ao silo para ter o armazenamento”, complementa.
As crianças participaram também de uma oficina de nutrição na qual ajudaram no preparo de um bolo de banana com casca. Todas essas atividades estavam relacionadas. “Quando visitaram o Silo Jaguaré, as crianças puderam entrar em contato com os grãos de trigo, o que fez muito sentido na oficina de culinária quando prepararam o bolo” que tem a farinha de trigo como ingrediente, conta Netto.
O resultado da oficina culinária foi levado ao diretor-presidente da CEAGESP, assim como duas maquetes representando o Entreposto de São Paulo e o Silo Jaguaré. “Fizemos uma proposta para a direção da Nossa Turma para que as crianças fizessem um trabalho escolar que envolvesse a montagem de uma maquete e elas fizeram lindos trabalhos”, destaca Mello Araujo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!