Siga:

1/12/202112:08:50

‘Novembro Azul’ destaca saúde do homem na CEAGESP


Na terça-feira (30) foi realizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), um bate-papo com foco na saúde dos homens. O evento marca as ações do ‘Novembro Azul’ através de uma conversa dos funcionários da empresa com a médica Tatiani Pandim.

Cerca de 15 homens participaram do bate-papo que abordou diversos assuntos relacionados à saúde. “Hoje procuramos reforçar a importância da atenção à saúde. São cuidados com a hipertensão, com a alimentação e, para quem apresentar algum sintoma de câncer de próstata, destacar que precisa procurar um urologista”, diz a médica.

A recomendação para os homens é que consultem o médico pelo menos uma vez ao ano. A partir dos 35 anos, por exemplo, torna-se ainda mais importante dar atenção aos exames de rotina. Bons hábitos que incluam atividades físicas regulares e alimentação saudável também são importantes.

“Por dia temos que consumir de cinco a seis porções de frutas, legumes e verduras. Mas, entre os brasileiros, essa taxa é muito baixa. Varia entre zero e uma porção, apenas”, conta a médica. Tratando de funcionários do entreposto, o recado é simples: “Na CEAGESP (onde são comercializados esses produtos e através dos quais) temos disponibilidade de todas essas vitaminas que o organismo precisa, precisamos ter uma alimentação saudável”, reforça Pandim. Assim prevenimos contra “a obesidade, a hipertensão, a diabetes e outras doenças”, acrescenta.

O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas devem ser evitados. Além de chamar atenção para os cuidados gerais com a saúde, o evento também faz um alerta relacionado ao câncer de próstata. “Segundo o Ministério da Saúde o paciente deve procurar um urologista quando apresentar algum sintoma como jato de urina fraco, dor ao urinar ou urina frequente. Já a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o paciente procure investigar o câncer de próstata a partir dos 50 anos mesmo se não tiver fatores de risco, como ser afrodescendente e possuir histórico da doença em primeiro grau na família, ou seja, entre pai ou irmãos”, detalha Pandim.

Evandro Goulart, que trabalha no CEAGESP há 11 anos, participou da conversa com a doutora Tatiani Pandim. “Foram abordados temas extremamente importantes para a saúde do homem e precisamos nos conscientizar cada vez mais”, diz.

A iniciativa da roda de conversa promovida pelo Departamento de Administração de Recursos Humanos (DEARH) da CEAGESP ajuda nessa conscientização. “O objetivo do ‘café com prevenção’ é, além de marcar o Novembro Azul, cuidar da saúde dos nossos trabalhadores. O café proporciona uma aproximação e não é tão formal quanto uma palestra”, finaliza a assistente social Letícia Mecenas.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: