29/4/202404:05:15
Neste ano a Páscoa, realizada no fim de março, registrou uma movimentação econômica de 5.179 toneladas no Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP), conforme dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES). Em termos financeiros, o montante apurado para o mês foi de R$ 71.140.423,22. Em comparação à média dos dois primeiros meses deste ano, de 3.408,55 toneladas e R$ 53.188.950,05, houve um aumento de 52% no volume (quantidade) e de 33,8% na variação financeira.
15ª Santa Feira do Peixe
O varejo teve papel importante neste ano, com a realização da 15ª Santa Feira do Peixe, retomando o tradicional evento ao calendário da matriz da CEAGESP. Durante seus três dias (26 a 28/03), passaram pelo EPSP 8.272 visitantes e uma média diária de 2.909 pessoas, conforme dados trazidos pelos próprios comerciantes participantes, que consideram apenas as pessoas que realizaram alguma compra.
Essa multidão veio ao EPSP influenciada graças à divulgação que a CEAGESP fez desse evento à mídia ao longo do mês. Houve um total de 18 menções na imprensa em março relacionadas apenas à Santa Feira do Peixe e isso incluiu não só mídias especializadas como Canal Rural e Agro+, mas também grandes emissoras de TV, como Globo e SBT.
A divulgação na mídia teve reflexos no balcão dos comerciantes: cada banca na Santa Feira do Peixe registrou média de atendimento de 2.181,75 pessoas. Ao todo, foram comercializados mais de 29.581 kg de pescados e mais de 1.420 unidades ou porções de pratos assados.
O interesse midiático inclusive se estendeu para a madrugada. Graças à divulgação da Santa Feira do Peixe, houve também transmissão ao vivo da TV Globo durante a comercialização atacadista, que na Semana Santa foi realizada excepcionalmente de segunda a sexta-feira, da 1 às 6 horas.
Com isso tudo, comparando-se a Páscoa deste ano com a de 2023, o aumento de volume comercializado foi de 31,4% e o de montante financeiro, de 33,2%. Ao se observar a movimentação nas duas semanas anteriores à Páscoa, houve em 2024 um comércio de 2.868,58 toneladas de pescados, contra as 2.716,91 do mesmo período em 2023, o que representou uma alta de 5,58%.
O evento também foi prestigiado pelos ministros Paulo Teixeira (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ao qual a CEAGESP se subordina) e Carlos Mello, adjunto do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Tal tipo de visita foi inédito na história das Santas Feiras do Peixe e inclusive serviu de oportunidade para fazer anúncios, como o de a retirada do Plano Nacional de Desestatização estar sendo encaminhada.
Ressaltamos também que todo o evento foi realizado com poucos recursos e muita sinergia de todas as divisões internas da Companhia, além da sempre preciosa ajuda dos comerciantes que se dispuseram a participar. A CEAGESP agradece o empenho do pessoal do pescado e deseja que os próximos eventos do setor sejam tão bem-sucedidos quanto este foi. É nosso interesse que os comerciantes brilhem não só na mídia como em seus negócios.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!