Siga:

20/6/202306:09:52

Alunos da Oceanografia da USP conhecem Entreposto de Pescados


O Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP) recebeu, na madrugada desta terça-feira (20/06), a visita de um grupo de estudantes do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Além de acompanharem a comercialização de peixes e de frutos do mar na CEAGESP, conheceram também a Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) que funciona no entreposto da Capital.

Os universitários participaram da visita ao EPSP sob orientação da professora Dra. Maria Gasalla. “A CEAGESP é o mercado que abastece a maior cidade da América Latina, com bastante diversidade e recursos de todo o Brasil. E é ao lado da USP. Como perder a oportunidade de mostrar as espécies aos alunos, sem ter de descer ao litoral, e nem pescar mais? Também se aprende sobre as cadeias produtivas e sobre o mundo real, fora de teorias. Foi uma visita muito satisfatória e o grupo foi muito bem recebido. Agradecemos à CEAGESP pela oportunidade”, comentou a docente.

Quem recepcionou os visitantes foi o gerente do EPSP, Douglas Falco do Amaral. “Nesta visita, especificamente, quiseram conhecer os peixes de água salgada. Apresentamos aos alunos, então, as espécies de origem marítima comercializadas na CEAGESP”, disse. Também acompanhou os visitantes o médico veterinário Paulo César Pavia.

Ao todo nove estudantes da disciplina Pesca Sustentável tiveram a oportunidade de conferir de perto as várias espécies e, na UBP, conhecer a estrutura do serviço de inspeção que garante qualidade aos pescados comercializados na CEAGESP. “No horário da visita já tinham sido concluídas as atividades na UBP, mas mesmo assim foi importante para que conhecessem a inspeção realizada no local”, destacou o gerente do EPSP.

Durante o tempo que estiveram no entreposto, os universitários também conversaram com os atacadistas. Ainda segundo Amaral, o permissionário José Pereira de Souza — conhecido como Trovão — foi entrevistado pelos alunos. “O senhor Trovão já foi armador de pesca e compartilhou essa experiência falando sobre os diversos tipos de pesca e de barcos de pesca utilizados na profissão”, contou o gerente. Todos tiveram a oportunidade ainda de analisar um exemplar de cação azul inteiro encontrado no mercado.

Visitas monitoradas como a dos estudantes da USP à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo podem ser solicitadas através do preenchimento de formulário on-line disponível no Portal CEAGESP. Os agendamentos são realizados com antecedência e dependem de autorização, conforme normas internas da Companhia.

Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP)
Entrada de veículos pelo Portão 15 (estacionamento pago)
Rua Xavier Kraus, Vila Leopoldina
1h às 6h das terças, quintas e sábados




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: