Siga:

24/10/202510:04:43

Evento na CEAGESP reúne agricultores familiares e cozinhas solidárias com representantes do Governo Federal


O Brasil possui mais de 2 mil cozinhas solidárias em funcionamento, sendo 394 delas habilitadas no estado de São Paulo. Desse total, 176 estão cadastradas para receber doações na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e, através do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), foram entregues, até o 3º trimestre de 2025, mais de 307 toneladas de alimentos para essas cozinhas solidárias cadastradas para receber doações.

Por conta desta contribuição logística com o Programa Cozinha Solidária, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS), a CEAGESP sediou, na sexta-feira, 24/10, um evento para fornecedores e recebedores de alimentos no âmbito das compras públicas.

“Essa oficina visa promover uma articulação entre os produtores de alimentos, que são agricultores e agricultoras familiares, e as cozinhas solidárias. É o encontro de quem produz com quem consome esses produtos. É importante, por exemplo, que os produtores conheçam o destino dos alimentos que produzem para, assim, aperfeiçoar suas produções”, disse o diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll.

Oficina de intercâmbio

O evento aconteceu no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina. Além da CEAGESP, participaram os representantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), os professores Washington Oliveira e Ronilson Pinheiro da Silva, o diretor-presidente da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) São Paulo, Isnaldo Lima, e a Mãe Kelly de Angelis, do Instituo CEU Estrela Guia, responsável pelo projeto CEU Pela Vida.

O Governo Federal foi representado no evento pelos superintendentes regionais que atuam em São Paulo: Estanislau Steck, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Elvio Motta, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Renata Camargo, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Houve participação também de Ludmilla Barros, do MDS, representante do Programa Cozinha Solidária.

Entrega de alimentos no BCA

Na parte da tarde, os participantes do evento, entre eles integrantes da produção e cozinhas solidárias, se dirigiram ao Auditório Nelson Loda para um diálogo sobre os desafios e perspectivas do combate à fome no Brasil. Na ocasião, os grupos presentes realizaram uma breve apresentação, seguidas de sugestões no melhoramento da qualidade, logística e investimentos das cozinhas solidárias.

Foram apresentadas no Nelson Loda algumas opções aos produtores. “Foi anunciado neste ano o programa Contrata Mais, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para operar o PAA Compra Institucional. Isso significa que todas as compras serão facilitadas em uma única plataforma, com as associações e cooperativas inscrevendo-se apenas uma vez em todos os programas, que serão centralizados nessa plataforma. Vocês receberão no WhatsApp informações sobre as Chamadas Públicas abertas de todos os órgãos”, explicou Naiara Bittencourt, gerente de projetos na SESAN/MDS.

Simultaneamente, cinco cozinhas gestoras receberam a doação de 16,855 toneladas de alimentos, provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no BCA. Os alimentos adquiridos de cooperativas da agricultura familiar serão redirecionados a 67 cozinhas solidárias, por meio das seguintes entidades: Instituto Kairós Ética e Atuação Responsável, Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultura (Indesc), Associação Cidade Para Todos, Centro de Estudos Brasil Popular e Instituto Céu Estrela Guia, que receberam feijão carioca, leite em pó e farinha de mandioca.

Os produtos distribuídos fazem parte da parceria da CEAGESP com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que contribuem ativamente na iniciativa do MDA no combate à fome e a insegurança alimentar que afeta diariamente a população em vulnerabilidade social do país.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: