31/10/202510:03:54

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 31/10, um evento que marca o encerramento do mês de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, em 16/10, e, também, do Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, em 29/09. Na programação houve, ainda, palestra com o Padre Julio Lancellotti — assista aqui transmissão ao vivo.
A abertura do evento foi realizada pela Diretoria da CEAGESP, com presença do diretor-presidente José Lourenço Pechtoll, da diretora administrativa financeira Mylene Gambale e do diretor técnico operacional Luiz Silveira Rangel.
“Hoje refletimos um pouco sobre nosso propósito de combate ao desperdício e à perda de alimentos. Padre Julio Lancellotti falou da solidariedade que precisamos ter dentro do entreposto. Com permissionários, pessoas que compram, Direção e funcionários, juntos temos construído essa rede de solidariedade para reforçar o compromisso do Governo Federal de combater a fome, levando comida adequada e saudável para a mesa de quem precisa”, destacou Pechtoll.
Com o tema “Fome e Desperdício: um Desafio Social e Humano”, padre Julio Lancellotti destacou os contrastes da sociedade brasileira e, neste contexto, como a fome ainda se faz presente no dia a dia das populações mais pobres e vulneráveis — assista aqui.
“Que não haja desperdício, nem haja egoísmo, nem concentração. O pão partilhado tem gosto de amor. Partilhe um alimento”, disse como mensagem aos comerciantes e frequentadores da CEAGESP.
No evento, o BCA ofereceu um café da manhã com diversos sucos preparados pela equipe de Nutrição do banco de alimentos, além de pratos preparados por entidades parceiras.
O evento no BCA contou com apresentação musical das crianças da Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma. O projeto social existe há 27 anos nas dependências do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e, com apoio da CEAGESP, atualmente atende a mais de 150 crianças. Os alunos da Nossa Turma cantaram um rap sobre frutas e vegetais, numa mensagem que destaca a importância da alimentação saudável.
Em seguida, houve apresentação do quarteto de cordas do Instituto Baccarelli, que existe desde 1996, quando foi criado pelo maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), após um incêndio na favela de Heliópolis. “Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo”, diz o texto publicado no site oficial do Instituto Baccarelli.
Durante o evento, também participaram com apresentações artísticas e culturais as seguintes instituições: Instituto Ateliê da Vovó; Associação Beneficente e Comunitária do Povo (ABCP); e APAE de Cajamar.
Na programação organizada pelo BCA houve, ainda, participação de pessoas que atuam em projetos sociais na Grande São Paulo e que buscam, na CEAGESP, doações de alimentos. Aconteceram também testemunhos de empresas e de permissionários compartilhando experiências e práticas de combate ao desperdício de alimentos. Ao final do evento, com a presença de representantes de diversas religiões foi realizada uma benção.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!