Siga:

18/1/201801:11:25

Palestra sobre febre amarela esclarece dúvidas dos funcionários


Na última quarta-feira, 17, aconteceu uma palestra no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), no auditório Nelson Loda, com o médico da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Dr. Moacyr Eleuterio Junior, para esclarecer as dúvidas sobre transmissão, sintomas e prevenção da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral que só é transmitida em áreas silvestres. O último caso urbano registrado foi em 1942. O vírus pertence ao grupos do Flavirus e é transmitido por mosquitos (Sabehtes e Haemagogus) na zona da mata.

O macaco é um hospedeiro do vírus, segundo o Dr. Moacyr “o macaco é uma vítima igual a gente”.  Não existem casos da doença em outros animais e algumas espécies de macaco são mais sensíveis do que outras, aumentando a chance de contrair febre amarela.

Ainda não há um remédio específico contra a febre amarela, para combater a doença é necessária a vacinação. É preciso avaliar contraindicações para quem possui: alergia grave ao ovo, gestantes, imunodeprimidos, AIDS, tratamento de câncer, medicamentos (corticoides), criança com menos de seis meses e idosos. Caso pertença a alguma desses grupos, o recomendado é procurar auxílio de um profissional da saúde para que ele avalie se a vacinação é mesmo necessária.

Dr. Moacyr destaca que o Brasil produz a vacina que combate a febre amarela. Devem ser vacinados, com dez dias de antecedência para fazer efeito, quem: visita áreas de mata para turismo ou trabalho, viagem internacional (135 países exigem a vacina), mora na cidade de São Paulo, destaque para os lugares que são mais perto de regiões de mata.

Sintomas da doença:

PRIMEIRA FASE – 3 DIAS

Dor de cabeça

Febre baixa

Fraqueza e vômitos

Dores musculares

Dores articulares

SEGUNDA FASE – 24 horas

Sensação de melhora

TERCEIRA FASE

Febre alta

Icterícia (pele/olhos amarelados)

Inflamação do fígado e rins

Vômitos com sangue

Urina escura

Sangramentos

Risco de morte




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: