Siga:

20/8/201908:01:58

Palestra sobre saúde mental no ambiente de trabalho marca 2o. dia da SIPAT 2019


Nesta terça-feira (20/8) aconteceu no Auditório Nelson Loda, do Entreposto Terminal São Paulo, o segundo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O tema abordado foi saúde mental no ambiente de trabalho.

A palestra sobre o tema, foi proferida pelo gerente do Departamento de Tecnologia da Informação (DETIN), e também formado em psicanálise, Eduardo Espósito.

Espósito iniciou sua fala apresentando os tópicos que seriam abordados durante a palestra. Três temas foram expostos, o consumo energético dos conflitos psíquicos, as nossas defesas frente aos conflitos e as fases pré-genitais.

Para ilustrar o assunto de forma descontraída, Espósito usou a música do cantor Seu Jorge –  Amiga da minha mulher – que mostra a eterna disputa entre desejo versus realidade, embate este bastante debatido em sua palestra.

Em seguida propôs uma dinâmica em grupo, onde cada participante recebeu balões e palitos de dente. Espósito desafiou cada participante a ficar com o seu balão cheio por dois minutos. Ao final da brincadeira, o palestra contou que o objetivo da dinâmica era para reconhecer a características pessoais de cada um, promovendo uma reflexão.

Por fim, contou sobre a infância de Freud e explicou a divisão que o psicanalista propôs, a qual separa o cérebro humano em três espaços: consciente, pré consciente e inconsciente, sendo esta uma estrutura mental, ou seja, que não existe fisicamente. E finalizou dizendo “a psicanálise ajuda a entender como nós funcionamos, como é a nossa dinâmica e como isso muda a nossa vida”.

O evento também contou com um sorteio de brindes que aconteceu ao final da palestra.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: