Siga:

13/5/202205:02:46

Para onde vai a doação da CEAGESP: Colégio Nossa Senhora da Misericórdia


A história com o Banco CEAGESP de Alimentos vem desde 13 de março de 2012 e, entre 10 de dezembro de 2019 e 8 de abril de 2022 já foram 21 entregas, gerando o total de 6.372 kg já entregues para o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, localizado em Vargem Grande Paulista, no sudoeste da Grande São Paulo. Porém, a história vai para muito além isso e remonta ao Instituto das Filhas da Misericórdia, fundado pela madre Maria Josefa Rossello, em um trabalho que inicialmente começou na Itália, espalhou-se pela Europa e ganhou as Américas e a África, além da Índia.

Ao Brasil a chegada foi em 1926, inicialmente para educar filhos de militares na Fundação Osório. O primeiro colégio próprio, também chamado de Nossa Senhora da Misericórdia, viria em 1928, no Rio de Janeiro. A unidade de Vargem Grande Paulista surgiu em 1940 e foi a segunda instalação das Filhas da Misericórdia no Brasil. “Originalmente era um orfanato, mas depois passou a ser uma escola”, conta Daniela Aparecida de Souza Pessoa, nutricionista da instituição. A entidade ainda tem colégios em Osasco e Campinas.

A unidade de Vargem Grande viria a se tornar colégio em 2005, sendo particular e sem fins lucrativos. “As irmãs não visam lucro e tudo o que temos é revertido para as crianças”, conta Cláudia da Silva Santos, coordenadora administrativa da unidade. Com isso, há também um significativo número de alunos que são bolsistas parciais ou totais. Devido a sua localização, às beiras da rodovia Raposo Tavares, há também uma boa porcentagem de alunos que vêm da própria zona rural vargem-grandense.

Os alimentos que chegam do BCA acabam sendo um momento interessante para os pequenos. “No último mês a gente recebeu doação de melancia amarela. Muitos nunca tinham visto. Foi muito legal ver as crianças comendo”, conta Daniela, que logo encaixa no cardápio aquilo que chega nas entregas e atiça a curiosidade das crianças conforme aquilo que vem. “Quando a gente começa a falar dos benefícios dos alimentos, as crianças não esquecem”.

Além disso, aquilo que é entregue pelo BCA não fica apenas nas dependências do Nossa Senhora da Misericórdia. “Quando recebemos em número grande, dividimos com uma clínica de recuperação de dependentes de droga que fica aqui perto”, conta Daniela.

Como outras obras filantrópicas, teve os impactos da pandemia. “Perdemos bastante alunos. Temos hoje por volta de cem”, conta Cláudia, lembrando que a escola chegou a ter 320. Por ora, boa parte do custeio vem da unidade osasquense e, no momento, estão buscando parcerias tanto do poder público quanto da sociedade civil. Interessados em ajudar a obra podem acessar a página da entidade e também contam com os seguintes contatos:

Colégio Nossa Senhora da Misericórdia

Estrada Municipal do Maracanduva, 1.350, Maracanduva, Vargem Grande Paulista (SP)
CEP 06730-000
E-mail: secretariavg@reducar.com.br
Tel.: (11) 4703-2974/5041




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: