Siga:

19/7/202307:02:14

Embrapa Mandioca e Fruticultura busca parceria com CEAGESP


Em busca de parceria com a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul, membros do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura realizam ao longo desta semana visita técnica ao Entreposto da CEAGESP em São Paulo.

Um dos objetivos é formalizar um acordo de cooperação técnica para que, assim, os pesquisadores do Centro de Pesquisa da Embrapa, localizado em Cruz das Almas, na Bahia, possam monitorar, coletar dados e avaliar impactos relacionados à cultura das frutas, mais especificamente das variedades abacaxi BRS Imperial e banana tipo maçã BRS Princesa.

A pesquisadora Dra. Áurea Fabiana Apolinário de Albuquerque Gerum e o analista Marcelo do Amaral Santana foram recepcionados, na terça-feira (18/07), pelo chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, Dr. Gabriel Bitencourt. Após reunião com a equipe da SECQH, os visitantes caminharam pelos pavilhões do entreposto, entraram em contato com atacadistas e conheceram a dinâmica do mercado.

“A CEAGESP é um ‘player’ considerável no abastecimento e por isso estamos aqui em busca de parceria. Inicialmente queremos levantar informações com os comerciantes do abacaxi BRS Imperial e da banana tipo maçã BRS Princesa. Mas enxergamos potencial para ampliar nosso trabalho”, destacou a pesquisadora Áurea Gerum.

Na manhã desta quarta-feira (19/07), os representantes da unidade baiana da Embrapa participaram de reunião com o diretor técnico operacional da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll. O assessor técnico da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE), Luiz Henrique Bambini de Assis, e novamente o Dr. Gabriel Bitencourt, da SECQH, participaram da conversa.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura é a única unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado da Bahia. Localizada em Cruz das Almas, a 150 quilômetros de Salvador, a Embrapa Mandioca e Fruticultura executa e coordena pesquisas que visam o aumento da produção, a melhora da qualidade dos produtos, a redução dos custos de produção e, ainda, o aproveitamento de áreas subutilizadas e com potencial para cultivo de mandioca, citros, banana, abacaxi, manga, mamão, maracujá e acerola.

Através de um acordo de cooperação técnica entre CEAGESP e Embrapa Mandioca e Fruticultura, além de pesquisa e conhecimento científico será possível também impactar positivamente as atividades dos produtores rurais e agricultores familiares.

“Quando o produtor percebe que alguém está se dando bem com algum cultivo, há uma grande probabilidade dele também querer tentar se dedicar àquela cultura. É o que acontece com produtores da região Baixo Sul da Bahia, com a produção de banana maçã. Hoje já são quase 500 hectares plantados com a variedade BRS Princesa”, explicou Áurea.

A CEAGESP possui um Termo de Cooperação com a Embrapa desde 2021 que já viabilizou, por exemplo, um acordo de cooperação técnica com a Embrapa Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul. Agora, o mesmo termo poderá viabilizar um acordo com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, da Bahia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: