14/8/202508:03:34

Entre os dias 31/07 e 08/08, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) em parceria com o (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Seção de Sustentabilidade (SESUS) da CEAGESP promoveram mais uma ação de capacitação para empreendedores e instituições cadastradas. O curso contou com aulas teóricas e práticas, abordando temas de gestão de negócios e produção de alimentos, com foco em sobremesas, bolos de pote, pães e salgados fitness. “Desde o início da gestão atual, que foi quando iniciamos a nossa parceria com o SENAI, temos a preocupação de trazer cursos que agreguem para as nossas entidades cadastradas” ressalta Lilian Uyema, chefe da SESUS.
A iniciativa ocorreu no Auditório Nelson Loda e contou com a participação de integrantes das instituições cadastradas no BCA, como Associação Morada do Sol, C.A. SANTANA, Associação Bem Bolado, Associação Amurt Amurtel e Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, entre outros. Ao todo, foram inscritas 23 pessoas, que receberam a certificação e os conhecimentos técnicos de gestão e preparo de alimentos.
Aulas teóricas
Sob condução de Marielly Andrade, consultora credenciada do Sebrae, os participantes receberam orientações sobre como estruturar e divulgar seus negócios. Entre os tópicos abordados, destacaram-se: relacionamento com clientes, fontes de receita, parcerias estratégicas, estrutura de custos e elaboração de planos de ação. “Precisamos entender o que já temos de bagagem para que possamos lapidar e conduzir nossas carreiras e negócios de uma forma sustentável e que se torne lucrativa”, afirma Marielly Andrade, que conduz o programa SOMA do Sebrae.
Na oportunidade, dinâmicas em grupo colocaram em prática as técnicas aprendidas, simulando empresas fictícias, nas quais foram aplicadas estratégias de gestão, captação e fidelização de clientes, análise de concorrência e potencialização de vendas por meio da internet. “A criatividade é essencial, pois quanto mais a estimulamos, maior é o nosso poder de inovação e de encontrar soluções, novos nichos e mercados para novos negócios ou potencializar os que já existem”, completa a consultora.
Aulas práticas
As aulas práticas, ministradas por Marcos Roberto Ferreira, do SENAI, foram realizadas na Carreta SENAI, estacionada próximo ao portão 3 do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). No primeiro dia, o foco foi para boas práticas e manipulação de alimentos, incluindo higiene pessoal, controle de temperatura, prevenção de contaminação e documentação de controle.
Com as técnicas ministradas em aula, os integrantes das entidades colocaram os conhecimentos em prática e durante quatro dias preparam diversos pratos. “Nossa intenção é trazer formação profissional aos alunos para que possam empreender com qualidade. Todos os produtos são pensados para que não seja preciso fazer um grande investimento em equipamentos e que o retorno financeiro seja rápido”, conta Marcos Roberto.
“Na aula teórica conhecemos a respeito do manuseio dos alimentos e, na aula prática, pudemos colocar a mão na massa. Pude conhecer várias técnicas que eu não conhecia” comenta Geysa Fernandes, empreendedora e uma das beneficiadas pela Nossa Turma “A importância é levar esse conhecimento e colocar em prática na minha empresa”, completa.
A iniciativa é uma das ações da CEAGESP para capacitar as instituições e fortalecer a geração de renda e oportunidades.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!