Siga:

21/11/202411:03:16

Diretoria da CEAGESP reforça diálogo com carregadores autônomos


O diretor-presidente de CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, participou de reunião, na manhã desta quinta-feira, 21/11, no Auditório Nelson Loda, com carregadores que atuam no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Em pauta estiveram assuntos de interesse da classe, como a necessidade de manutenção na estrutura do Galpão dos Carregadores e, também, a atuação no local de um sindicato e de uma associação que representam os carregadores autônomos. Destaque também para os ajustes das atividades dos carregadores conforme recomendações do Ministério Público do Trabalho (MPT). A reunião tem o objetivo também de combater a desinformação e os boatos relacionados às atividades dos carregadores — assista aqui.

Atualmente, são cerca de 3.400 carregadores autônomos cadastrados para atuar no ETSP. Uma parte deles se sente representada pelo Sindicado dos Carregadores Autônomos em Centrais de Abastecimento do Estado de São Paulo (SindiCar) e outra pela Associação dos Carregadores Autônomos das Centrais de Abastecimento Hortifrutículas em São Paulo. O SindiCar já possui um espaço no Galpão dos Carregadores, mas a associação ainda avalia a possibilidade de também ter uma sala no local.

De acordo com Oliver Américo, presidente e fundador da associação que representa os carregadores da CEAGESP, hoje são aproximadamente 280 inscritos na entidade que se encontra em fase de formalização. “Temos apenas cinco meses de existência”, destaca. A entidade não descarta os planos de ter um espaço no Galpão dos Carregadores.

A diretoria da CEAGESP mantém diálogo com ambas entidades representantes dos carregadores. Mas ressalta que assuntos de interesse desses profissionais devem ser tratados junto ao Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC). É o setor responsável pelo cadastro e pelo controle do número de carrinhos atuantes no entreposto da capital.

“Tanto a associação quanto o sindicato têm direito a ter uma sala no Galpão dos Carregadores, mas, vale destacar, essas entidades não têm controle sobre os carregadores. Reforçamos que todos os assuntos burocráticos e sobre valores devem ser tratados pelos carregadores diretamente com a CEAGESP através do DEPEC”, disse Pechtoll.

Os carregadores são livres para se associar ou se sindicalizar ou nenhuma das opções. Cabe às entidades oferecerem serviços e benefícios condizentes. A partir das reuniões, a CEAGESP promove o diálogo com os carregadores autônomos e, ao mesmo tempo, busca a união da categoria e a convivência pacífica.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: