21/11/202411:03:08
O pepino caipira, também conhecido como pepino brasileiro, é o produto destaque da semana no atacado da CEAGESP. Na cotação realizada pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) na última segunda-feira, 18/11, o produto foi cotado a R$ 1,68/kg, apresentando uma redução de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado e de 50,3% na comparação mensal.
Ele é um dos legumes mais consumidos no Brasil e se destaca entre os produtos comercializados no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP). Originário das montanhas da Índia, é na verdade uma fruta e pertence à família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras, melancias e melões.
O pepino caipira é rico em água, fibras, vitaminas como A, C, K e do complexo B, além de minerais como potássio, cálcio e ferro e antioxidantes. Entre seus benefícios, ajuda na hidratação e no controle do diabetes e até mesmo exerce contribuição para a perda de peso. Ele pode ser consumido em saladas, sucos, picles, molhos, pastas e até pratos quentes, como sopas e refogados, adaptando-se a diversas receitas e paladares.
Em 2023, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) registrou a entrada de 649,12 toneladas de pepino caipira, sendo as principais origens os estados de São Paulo, com 75%; Minas Gerais, com 12,6%; Goiás com 5,9%; e Rio de Janeiro, com 4,1%. Essa porcentagem se reflete no ranking dos municípios com mais entradas (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de pepino caipira no Guia CEAGESP (clique aqui).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!