7/11/202411:10:21
O produto destaque desta semana (04 a 08/11) no atacado da CEAGESP é o pepino comum. Ele foi cotado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) a R$1,87/kg e, na mesma época do ano passado, estava cotado a R$ 2,17/kg. Com isso, ele apresentou redução média anual de -13,8% e mensal de -42,6%.
O pepino (Cucumis sativus L.), popularmente conhecido como Aodai, pertence à família das cucurbitáceas, a mesma de abóboras, melancias, melões e chuchus. Originário da Índia, ele conquistou diferentes partes do mundo, passando por China, Filipinas e o arquipélago de Formosa, sendo hoje consumido em várias regiões.
A variedade comum tem casca verde escura e brilhante, formato alongado e cilíndrico, polpa macia e sabor suave e refrescante. Versátil na culinária, é ideal para consumo cru em saladas, sucos, conservas ou até como ingrediente em águas saborizadas. Além disso, o pepino é amplamente utilizado em cuidados com a pele, sendo ingrediente comum em máscaras faciais.
É baixo em calorias, rico em água e minerais, possui antioxidantes e vitaminas A, B, C e K. Ele auxilia na perda de peso, mantém o organismo hidratado e melhora o funcionamento intestinal, sendo fonte de potássio e magnésio, minerais que contribuem para a saúde muscular.
Em 2023, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) registrou a entrada de 13.715 toneladas de pepino comum, sendo as principais origens os estados de São Paulo com 52,5%, Rio de Janeiro com 32,2%, Goiás com 7,2% e Minas Gerais com 4,2%. Essa porcentagem se reflete no ranking dos municípios com mais entradas (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de pepino comum no Guia CEAGESP (clique aqui).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!