Siga:

5/10/202310:03:04

Pesquisadora moçambicana visita o ETSP da CEAGESP


Pesquisadora principal do International Potato Center e vencedora do prêmio World Food Prize (equivalente ao prêmio Nobel para alimentação), Dra. Maria Isabel Vaz de Andrade visitou o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP, com o intuito de conhecer a cadeia produtiva e a dinâmica de comercialização da batata-doce no Brasil .

Em parceria com o prof. Dr. Pablo Vargas da UNESP (Universidade Estadual Paulista), a pesquisadora vinda de Moçambique está desenvolvendo projetos com as diferentes variedades de batata-doce. Trata-se de um produto muito comum no continente africano e presente na dieta local.

Maria Isabel relata que as batatas-doces, principalmente as de polpa alaranjada, são muito mais nutritivas em comparação às de polpa branca. “Nosso maior dilema é tentar combater a desnutrição em Moçambique. Queremos estudar e implementar o cultivo e a distribuição adequada para ajudar as comunidades carentes no país”, completa a pesquisadora.

A recepção à visitante foi realizada pela equipe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH). Após a reunião, visitaram os pavilhões de comercialização de frutas e de legumes da CEAGESP.

Visitando o ETSP pela primeira vez, Maria Isabel conheceu melhor os processos de armazenamento e distribuição na CEAGESP. “Aprendi muita coisa aqui e que, ainda, não acontece na África. O processo de distribuição é muito bem organizado, dá pra ver que levou tempo para ser assim, com pessoas certas nos locais certos. Estou muito encantada”, finalizou.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: