15/12/202112:01:39
Para saber mais sobre pêssegos, acompanhe nosso canal no YouTube.
Sabe-se que o pêssego é originário do Velho Mundo, mas não exatamente de onde. Um nome antigo da fruta, maçã-da-pérsia, veio precisamente da crença de que os romanos haviam trazido a fruta da antiga Pérsia em suas rotas. Ainda nos longos caminhos em lombos de animais, outra possibilidade é a de que tenha vindo primeiro da China e depois ido para a Pérsia, via Rota da Seda. Na China, o pessegueiro é considerado símbolo de longevidade.
Ao Brasil chegou em 1532, sendo que à época já era cultivo na Ilha da Madeira. Veio com Martim Afonso de Souza, significando que nas capitanias já era cultivado. Na longa história da fruta em terras brasileiras, a variedade que abordamos neste texto, a Kampai, tem a honra de ser o primeiro cultivo no país a receber certificado de proteção.
Em comparação a outras variedades de pêssego, a Kampai tem maturação precoce, conserva-se bem após a colheita e também tem grau superior de aparência, sabor e firmeza. Para quem o come, o sabor é doce e levemente ácido, com a polpa sendo firme e em cor branca esverdeada, além de o caroço ser semiaderido. Externamente, é identificável pela casca cor de creme e alternando tonalidades esverdeadas e vermelhas.
Como outros pêssegos, pode ser consumido cru, mas também rende doces, compotas e sucos. No ramo de bebidas alcoólicas, é parte de um drinque chamado Bellini, além de seu caroço fazer-se o licor chamado amaretto.
De benefícios da fruta, 85% composta de água e com poucas calorias, está a presença de vitaminas (A, complexo B e C) e altos níveis de antioxidantes, além de fortalecer o sistema imunológico. Também possui cálcio e potássio, que ajudam nos processos fisiológicos do organismo, além de ação diurética. Com grande quantidade de fibras, principalmente na casca, ajuda no funcionamento dos intestinos.
Com o período entre setembro e janeiro como o mais forte, 933 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) em 2020, com a cidade paulista de São Miguel Arcanjo sendo a responsável pela maior parte dessa demanda, traduzida em 276 toneladas. O estado de São Paulo também tem do segundo ao quinto lugares em entregas: Atibaia (193), Paranapanema (164), Guapiara (74) e Pilar do Sul (39). A paranaense Lapa fecha o ranking com suas 29 toneladas. O preço no atacado, cotado em 13 de dezembro de 2021, foi de R$ 2,91/kg.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de pêssego Kampai no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!