5/2/202502:04:11
Conhecida como fruta do dragão, a pitaia se destaca entre as dicas da semana no atacado da CEAGESP. Na última segunda-feira, 03/02, este produto foi cotado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) a R$7,73/kg. Na mesma época do ano passado, a pitaia foi cotada a R$8,27/kg. No mês passado, estava 17,96/kg. Houve uma redução média anual de -6,5% e mensal de -56,9%.
A pitaia é considerada uma fruta exótica, mas vem ganhando espaço no dia a dia das pessoas, principalmente no verão. Possui sabor leve e suave, além de ter bastante água em sua composição, sendo uma fruta antioxidante, anti-inflamatória, beneficiando os sistemas imunológicos e cardiovascular.
A pitaia é originária da América Central. No Brasil, o cultivo da pitaia começou na década de 1990, com produção concentrada no estado de São Paulo. São três as espécies: a pitaia-branca (Hylocereus undatus), a pitaia-amarela (Hylocereus megalanthus) e a pitaia-vermelha (Hylocereus monacanthus). Além do Brasil, também é cultivada na China e em Israel.
Em 2024, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou aproximadamente 3.131 toneladas de pitaia. Sendo as principais origens os estados de São Paulo com 38,5%, Santa Catarina com 21,1%%, Ceará com 17,2% e Minas Gerais com 6,2%.
Os municípios que mais enviaram pitaia ao ETSP foram:
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de pitaia no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!