Siga:

5/10/202110:09:45

Nossa Turma celebra chegada da Primavera com plantio de árvores


As crianças da Associação Nossa Turma, que funciona no Entreposto de São Paulo, realizaram na última quarta-feira (29) o plantio de duas mudas de jabuticabeiras em celebração à chegada da Primavera — a nova estação começou em 22 de setembro. Nas últimas semanas as atividades de educação ambiental também destacaram a comemoração do Dia da Árvore que foi celebrado em 21 de setembro.

Além do plantio das mudas, outras iniciativas marcaram a chegada da Primavera na Nossa Turma — assista aqui. Uma exposição foi montada com os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos. Na instalação, além de fotografias com as atividades do dia a dia, foram expostos desenhos e um grande painel montado com folhas secas recolhidas pelas próprias crianças.

Segundo a coordenadora pedagógica Tatiana Bargmann Netto, todas as atividades mesclam brincadeiras e aprendizado. “Apresentamos tudo de forma lúdica. Assim, quando a criança se vê nesse espaço, enxerga não só uma oportunidade de brincadeira, mas também de transformação. O envolvimento delas é de maneira lúdica e isso dá pertencimento à criança”, explica.

As atividades de educação ambiental envolveram também o aproveitamento de embalagens para a confecção de casas de passarinhos. O objetivo é atrair mais aves para as árvores do local. “Eles já cuidam da horta e têm esse processo de educação ambiental. O que nós fizemos foi trazer a Primavera como um elemento para desabrochar tudo o que a gente já vem trabalhando com eles”, complementa Netto.

Para plantar as mudas de árvores, as crianças contaram com a ajuda do voluntário Daniel Rinaldi. Cada uma das crianças ajudou colocando uma porção de terra em dois grandes vasos nos quais as mudas foram plantadas. “As mudas podem ficar no vaso por tempo indeterminado”, explica Rinaldi.

Ainda de acordo com o voluntário da Nossa Turma, o plantio de árvores já é uma tradição entre as crianças. Mas no ano passado, em razão da pandemia, a ação não pode ser realizada. Agora, com a retomada gradual das atividades presenciais na instituição, foi possível realizar o plantio com duas mudas que foram doadas pelos permissionários da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

“Já plantamos muitas árvores. Todo ano a gente planta árvore e, hoje, é mais um dia especial porque plantamos duas jabuticabeiras. Uma é a Sabará, que é a mais tradicional aqui no Brasil, e outra é a híbrida”, finaliza.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: