Siga:

20/8/201508:02:06

“Preço das hortaliças vão continuar caindo”, diz economista da CEAGESP


Tendência, que auxilia no controle da inflação, é resultado da qualidade e do volume dos alimentos ofertados

Levantamento da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) mostra que, há quatro meses consecutivos, os preços de hortaliças registram queda, principalmente em relação às verduras.

O departamento é responsável pela elaboração do Índice de Preços CEAGESP, que indica a variação mensal dos valores praticados no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) comercializados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

“Evidentemente que estamos passando por uma fase de estagnação no consumo, que se junta ao fato de que no inverno há uma baixa tradicional no consumo de legumes, frutas e verduras. De todo modo, há uma queda acentuada nas hortaliças. Para se ter uma ideia, em agosto, o tomate já caiu, até o momento, 19,9% e a batata, 13%. Outro alimento que ainda continua caro, mas que tem registrado oscilação negativa é a cebola, que caiu 21,3%”, afirma o economista Flávio Godas, responsável pela SEDES.

Segundo ele, o setor de frutas também passa pela mesma situação. Entre as opções de compras sugeridas, o especialista indica a banana nanica e prata, laranja pera e lima, tangerina, limão e morango.

“Para os próximos meses, o cenário previsto reúne pontos importantes como a boa qualidade para a maioria dos produtos, volumes ofertados suficientes para atender o mercado interno, além de valores em baixa até o início do período de chuvas, previsto para o final de novembro e o início de dezembro. A tendência é que essa baixa nos preços venha a auxiliar no controle do nível da inflação”, diz Flávio Godas.

Confira matéria sobre esse assunto, exibida na manhã dessa quinta-feira (20/8), no telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, que traz entrevista do economista da CEAGESP (na foto, Flávio Godas conversa com a reportagem no varejão noturno do ETSP).

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: