5/6/202506:04:43
Na primeira semana de junho, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu quatro visitas técnicas de duas instituições distintas. As visitas foram feitas por três turmas do Senac, uma de técnico em nutrição, vinda da unidade Aclimação e as outras duas, do Senac Lapa Scipião, dos cursos de operador de câmera e apresentador. A outra visita foi dos alunos do curso técnico de administração e ciência de dados da Escola Estadual Professor Sérgio Murillo Raduan e seguiu o roteiro tradicional das visitas técnicas.
As visitas se iniciaram na terça-feira, 03/06, com as turmas de operadores de câmera e apresentadores do Senac Lapa Scipião, que juntas entrevistaram os trabalhadores da Companhia para saber de suas histórias e experiências. Na quarta-feira, 04/06, apenas a turma de operadores veio à matriz da CEAGESP para captação de imagens, especialmente no Mercado Livre do Produtor (MLP). Ambas as visitas contaram com o acompanhamento de técnicos da Seção do Centro de Qualidade e Hortigranjeira (SECQH), para auxílio de atividades que pudessem requerer possíveis dúvidas sobre o funcionamento do ETSP.
Também na quarta-feira, a Companhia recebeu a visita da turma de técnico em nutrição do Senac Aclimação, para entender sobre processos produtivos, seleção, comercialização e sustentabilidade. A turma, com 12 alunos e a professora responsável, foi recebida pelo assessor técnico do SECQH, Assuero Rocha, que ministrou a palestra no Auditório Nelson Loda com informações e dados sobre o funcionamento do Entreposto. A visita seguiu com a caminhada técnica rumo ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), uma ocasião na qual as alunas também puderam tirar algumas dúvidas com as funcionárias desse espaço.
“Visitar os bastidores da CEAGESP e ver como tudo funciona é muito interessante para complementar nossos estudos. Outro ponto que nos chamou atenção foi o tamanho do Entreposto. Aqui é uma cidade e o fluxo de pessoas e produtos realmente impressiona”, comentou Gabriela Takeda, professora técnica em nutrição responsável pela visita.
Na quinta-feira, 05/06, a temporada de visitas foi finalizada com a Escola Estadual Professor Sérgio Murillo Raduan, com uma turma de 27 alunos e dois professores responsáveis do curso técnico em administração e de ciência de dados. A visita teve seu início com palestra no Nelson Loda, ministrada novamente por Assuero e que permitiu a esses alunos complementar os estudos sobre logística, distribuição e produção de dados com as informações do Entreposto. A turma também fez a caminhada técnica pelo mercado, cujo início foi no setor de frutas em geral, seguido peloe setores de melancias e abóboras, finalizando no MLP.
“A palestra e a visita contemplaram a necessidade que eles tinham de ver esse campo logístico e toda essa distribuição, arrecadação e gestão, além de enxergar isso como uma ferramenta dentro do mercado de trabalho. Serviu para ampliar o olhar deles e dar o entendimento de que não é só questão de comércio de frutas e verduras, mas que existe todo um processo de logística e administração por trás”, comentou Augusto Ribeiro, um dos professores responsáveis pela visita.
O Programa de Visitas Monitoradas da CEAGESP é uma excelente oportunidade para que alunos e professores tenham a experiência de complementar e ver na prática o que é ensinado em sala de aula. Pode, também, ser adaptado para turistas, pesquisadores e empresários com interesse de comercialização, logística e estudos dentro da área de frutas, legumes e verduras. Os interessados precisam preencher formulário disponível no Portal CEAGESP, em ceagesp.gov.br/visitas-monitoradas.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!