Siga:

8/9/201609:01:24

Projeto Eco Giramundo realiza competição gastronômica


Na manhã desta quinta-feira (8/9), um grupo animado de alunos acompanhava os preparativos da macarronada à bolonhesa na cozinha do Espaço Eco Giramundo, ligado à Associação Nossa Turma, que por sua vez faz parte das ações sociais da CEAGESP. Era mais uma etapa da competição gastronômica que teve início na terça-feira, dia 6/9, com o preparo de um ratatouille, prato típico da França. A cada etapa das provas, um país participante das Olimpíadas está sendo homenageado. Depois das receitas que tiveram a cozinha italiana e francesa como inspirações, será a vez de provar iguarias dos Estados Unidos, Brasil e Alemanha.

“Foi a maneira que encontramos de incentivar os nossos alunos a conhecerem mais sobre as Olimpíadas e os países que participam dos jogos olímpicos”, explica uma das coordenadoras e idealizadoras da competição gastronômica, Maribel Polloni de Donato. “Eles foram divididos em duplas, e cada time teve que pesquisar a história do país escolhido, sua bandeira, modalidades com as quais participam dos jogos, uma dança e um prato típico”, complementa ela.

“Estamos incentivando também os alunos a colocar em prática o que eles aprendem, como por exemplo, a usar alguns ingredientes da nossa horta, como o manjericão do molho da macarronada, colhido por eles mesmos”, fala outra coordenadora e idealizadora do projeto, Kelly Cristina Oliveira Santos. Os participantes do projeto são crianças provenientes das comunidades carentes ao redor da CEAGESP, assistidas no horário em que não estão na escola, quando recebem aulas de reforço escolar, artesanato, hip hop, educação ambiental, flauta, culinária e outras atividades extracurriculares.

“Outro intuito desse projeto é incentivar os alunos e suas famílias a introduzirem receitas novas no cardápio do dia a dia. Foi o que aconteceu com o hambúrguer, que uma aluna já preparou em casa para seus familiares”, ressalta Maribel.

Depois da macarronada com molho bolonhesa, será a vez dos outros participantes prepararem um hambúrguer em homenagem aos Estados Unidos, um brasileiríssimo tutu de feijão e uma torta de maçã alemã. Em cada etapa da competição gastronômica, juízes convidados provam e dão notas para o prato. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 15 de setembro, quando serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: