Siga:

27/7/202307:12:02

Rabanete é o produto destaque da semana (24 a 28/07) na CEAGESP


O produto destaque da semana desta vez é o rabanete. Originário do Mediterrâneo, é cultivado desde a antiguidade até os dias de hoje e pertence à mesma família de couve, brócolis, agrião e mostarda.

No levantamento realizado na última segunda-feira (24/07), pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP. O engradado de 15 kg, que contém em média 22 maços, foi cotado a R$ 35,50. Na mesma época do ano de 2022, foi cotado a R$ 47,86, o que significa uma redução média anual de 25,8% e mensal de 24,8%.

Seu sabor é adocicado, picante e refrescante, por isso combina tanto com diversos tipos de saladas. Sua aparência é inconfundível e seu formato pode ser redondo ou alongado. Sua polpa branca e sua casca de uma tonalidade vermelha ou rosa ajuda a deixar a refeição mais colorida.

O rabanete é rico em minerais como zinco, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e cobre, além de vitaminas, B6, B9 e C, que contribuem para o aumento da imunidade e favorecem a saúde cardiovascular, prevenindo assim o risco de doenças cardíacas. Possui ainda ação digestiva e um composto chamado isotiocianato, que ajuda a previnir o câncer e tem ação diurética, diminuindo sintomas de infecção urinária. É pouco calórico, contribuindo em dietas de emagrecimento.

Nos meses mais fortes, que são janeiro, março a maio, julho e agosto, você pode encontrá-lo com mais facilidade e com melhor preço. Sendo assim, aproveite para inseri-lo na sua alimentação, seja cru, em saladas, conservas ou assado, além de sopas, refogado, acompanhando macarrão ou decorando refeições. Muitos pratos podem ser preparados com o rabanete e um deles é o sunomono, salada da culinária japonesa normalmente feita com pepino.

Em 2022 deram entrada mais de 968 toneladas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). O principal estado a entregar o produto foi São Paulo, como se pode ver pelos municípios abaixo:

1º) Piedade: 557,69 t.;

2º) Mogi das Cruzes: 109,82 t.;

3º) Biritiba Mirim: 62,40 t.;

4º) Ibiúna: 49,26 t.;

5º) Cotia: 36,22 t.;

6º) Atibaia, 35,12 t.

Quer comprar rabanete no atacado da CEAGESP? Acesse o nosso Guia CEAGESP e confira a lista dos atacadistas que comercializam o produto.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: