Siga:

2/5/201605:01:07

Refugiados sírios em SP recebem doações da CEAGESP


 

O colorido da blusa que aquecia o pequeno Walid Al Nazer, de quase dois anos de idade, que corria entusiasmado pelo salão, simbolizava a gama de alegria e esperança que a criança síria veio buscar no Brasil junto com seus pais e sua irmã após verem sua terra natal sofrer com as consequências da guerra civil que assola o país desde 2011.

Walid faz parte dos 2,2 mil refugiados sírios que buscam no Brasil a reconstrução de suas vidas. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), nos últimos dois anos, o Brasil se tornou o principal destino dos sírios no continente americano.

Buscando contribuir no acolhimento humanitário a essas pessoas, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), através da sua Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU), se uniu ao Instituto Base Gênesis e doou cerca de uma tonelada de alimentos às famílias assistidas no último dia 29 de abril.

Segundo o diretor do instituto, Wallyson Santos, a ajuda da CEAGESP é de vital importância, pois permite aos refugiados uma variedade e melhor qualidade na alimentação.

“Esta parceria com a CEAGESP nos deu a oportunidade de diversificar a alimentação dessas pessoas, pois estamos oferecendo a elas mais do que os alimentos secos que já entregamos. Essas doações permitem que os sírios mantenham o hábito alimentar qual estão acostumados, como comer pimentão e pepino no café da manhã. Algo estranho pra nós, mas muito comum a eles”, salientou Santos.

Quando ainda na Síria, Hania Al Khateb realizava seu sonho de infância cursando a faculdade de arquitetura. Devido os conflitos, a jovem teve que abandonar o último ano na universidade para buscar refúgio em um país com enormes barreiras culturais.

Alternando a entrevista entre o pouco do português que dominava e inglês, Hania ressaltou a importância de ajuda como a feita pela CEAGESP. “A gente não tem muitas associações que nos ajudam. Enfrentamos dificuldades por estarmos num lugar diferente de onde viemos. A ajuda do Instituto Gênesis e da CEAGESP com esses alimentos são muito importante pra nós”.

RECEITAS TRADUZIDAS – Para facilitar o intercâmbio dos sírios com a cultura brasileira, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) selecionou dos seus arquivos algumas receitas da culinária feita com ingredientes tipicamente nacionais, os quais foram traduzidas para o árabe. Essa iniciativa – além de integrar os povos – tem como objetivo fazer com que os refugiados aproveitem melhor os alimentos doados no momento de prepará-los.

Os alimentos doados pela CEAGESP aos refugiados sírios fazem parte dos produtos recebidos pelo BCA dos permissionários alocados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), e que beneficiam também cerca de 160 instituições assistenciais da Grande São Paulo e capital todos os meses. Somente no mês de março, foram mais de 152 toneladas de alimentos que beneficiaram 328 mil pessoas.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: