19/9/202409:01:58
Originário da Europa, o repolho roxo, produto destaque da semana (16 a 20/09) no atacado da CEAGESP, ganhou essa posição de destaque graças ao preço cotado em 16/09 pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES): R$ 1,92/unidade. Isso representou uma redução média anual de 45,5% em comparação à mesma época do ano passado, em que estava cotado a R$ 3,52/unidade, além de uma redução média é de 28,7% na comparação mensal.
Pertencente à família Brassicaceae, é parente da couve comum, bem como couve-flor, couve-chinesa, brócolis e rabanete. Seu plantio requer solo úmido e fértil que tenha boa drenagem, além de se desenvolver melhor em temperaturas amenas. Sua colheita se dá de 110 a 130 dias após o plantio.
Além da cor, derivada do pigmento antocianina presente nas folhas, o repolho roxo tem folhas que podem ser lisas ou crespas e seu sabor é ligeiramente adocicado, intensificando-se após o cozimento. Em comparação ao repolho verde, possui maior concentração de vitaminas, como C e K, e minerais, como cobre, fósforo, manganês e potássio. Rico em antioxidantes, destaca-se por sua quantidade de zeaxantina e luteína, que ajudam na visão.
Além de poder ser comido cru, é também componente de diversas receitas, podendo fazer parte de saladas, sanduíches ou cozido a vapor. Ocupa posição de destaque em culinárias como a russa, na qual faz parte de ensopados, sobremesas e sucos, enquanto na Ásia acompanha frituras, uma vez que suas fibras ajudam a eliminar as gorduras desse tipo de preparo. No Oriente médio, pode ser usado para o chamado charuto, enrolando um recheio feito com outro tipo de comida.
Para conservá-lo, lembre-se de que em temperatura ambiente dura menos de uma semana, com o murchamento começando pelas folhas externas. Para que ele dure mais, deve ficar refrigerado e acomodado em saco plástico, condição em que passa a durar várias semanas. Caso ele já tenha sido picado, deve ser embalado em vasilha tampada, durando até cinco dias dentro da geladeira. Caso se deseje congelar essa verdura, corte a cabeça do repolho em quatro parte ou em tiras finas, sempre acomodando-as em sacos plásticos a vácuo.
Ao longo de 2023, 4.479 toneladas de repolho roxo deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com 95,4% desse total vindo do estado de São Paulo, complementado por 2,8% oriundos de Santa Catarina, 1,1% de Minas Gerais e 0,7% do Paraná, com os meses de sazonalidade alta no período de outubro a maio. A prevalência paulista reflete-se também no ranking de municípios (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de repolho roxo no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!