1/9/202109:12:56
Vindo do Velho Mundo, não se sabe ao certo a origem do repolho, provavelmente tendo surgido em algum ponto do Mar Mediterrâneo, não se sabendo se no norte da África, no Oriente Médio ou na costa ocidental europeia. O cultivo chegou à Europa e por ela se espalhou provavelmente no século IX. Às Américas chegou ainda no século XVI. Resistente a climas frios, virou ingrediente comum nas culinárias da Escandinávia, Alemanha, Hungria, Polônia e Leste Europeu em geral. Essa característica cultural se reflete no consumo da hortaliça no Brasil, com a região Sul sendo a maior consumidora per capita.
De formatos, o repolho pode ser arredondado mais esférico, arredondado mais achatado ou cônico. Duas são as cores mais comuns e o verde é menos picante do que o roxo. Comparado ao roxo, para cada 100 g, o verde também é mais leve (17 Kcal contra 31 Kcal), tem menos proteína (0,9 g contra 1,9 g), tem menos fibra alimentar (1,9 g contra 2,0 g) e menos cálcio (35 mg contra 44 mg).
Nas entradas do produto no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) durante o ano passado, que totalizaram 39.457 toneladas, as quatro primeiras posições são de cidades paulistas, com Ibíúna tendo ampla liderança e registrando 28.508. Em segundo lugar, vem Piedade, com 4.287, seguida pelas 1.575 de Mogi das Cruzes e as 1.426 de Cotia. A seguida de cidades paulistas é quebrada pelo quinto lugar de São José dos Pinhais, que entregou 849 toneladas. Por fim, nos sexto e sétimo lugares, mais duas cidades paulistas: Iperó (612) e Pilar do Sul (599). O produto tem boa oferta o ano inteiro e o preço, cotado em 30 de agosto de 2021, foi de R$ 1,04/kg.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de repolho verde no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!