Siga:

17/5/202305:03:38

Conheça os benefícios do repolho verde, produto destaque da semana (15 a 19/05)


Cotado em 15/05/2023 a R$ 1,56/kg no atacado, o repolho verde, produto destaque desta semana tem sua origem na região do Mar Mediterrâneo entre a Europa e a Ásia. O consumo data do antigo Egito e os gregos o consideravam uma iguaria. O cultivo chegou à Europa pelo século IX e às Américas, no XVI.

Devido à resistência aos climas frios, acabou se tornando ingrediente comum nas culinárias alemã, húngara, escandinava, polonesa e do leste europeu em geral. Isso também se reflete no padrão de consumo do brasileiro, com a região Sul sendo a maior consumidora per capita.

O repolho verde, também conhecido por liso, tem sabor mais suave e menos picante que o do roxo. O formato mais comum é o esférico, mas também pode ser encontrado em formato cônico ou mesmo arredondado com achatamento no topo.

O repolho verde também é menos calórico que o roxo, com cada 100 g tendo 17 Kcal, contra 31 da outra variedade. É menos proteico (0,9 g contra 1,9 g) e contém menos cálcio. É fonte rica de fibras e ajuda na saciedade. Fonte de vitaminas A, C, E, é também fonte de folato, betacaroteno, antocinas, fitoquímicos, glutamina e polifenóis, estes últimos com propriedades anti-inflamatórias. Em matéria de minerais, tem cálcio, fósforo, iodo e selênio e enxofre, que no organismo ajuda a produzir colágeno e no funcionamento do fígado.

Pode ser consumido cru, mas também pode ser preparado cozido, assado e na forma de sucos desintoxicantes. Na culinária asiática é comum que seja comido com frituras, pois ajuda a absorver parte da gordura excedente do organismo e as fibras colaboram na sensação de saciedade. É também componente do conhecido chucrute, da culinária alemã, e na Polônia é usado em conservas.

Ao longo de 2022, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 35.166 toneladas do produto. Em um ranking totalmente paulista, Ibiúna foi a líder absoluta, com 25.656,47, com Piedade (5.403,81) e Mogi das Cruzes (1.373,07) respectivamente em segundo e terceiro lugares. Cotia ficou em quarto, com 777,82, Pilar do Sul em quinto, com 421,66, e Mairinque em sexto, com 239,41.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de repolho verde no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: