15/3/202403:03:29
O Entreposto da CEAGESP em Presidente Prudente (CEPRE) esteve presente em reunião realizada nesta sexta-feira, 15/03, na Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (ACIPP). Integrante de comissão interna da entidade a respeito de coleta e destinação de resíduos, o encontro realizado teve por assunto a assinatura de contratos de prestação de serviço com as empresas locais que geram mais de 200 litros/dia de lixo, seguindo o Decreto Municipal nº 35.070/2024.
No CEPRE, o trabalho começa ao encaminhar alimentos que perderam o valor comercial, mas ainda mantêm os valores nutricional e de higiene no consumo, para seleção e posterior doação pelo Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) a entidades cadastradas. Com isso, evita-se que comida boa vá parar no lixo.
O trabalho prossegue na destinação de recicláveis. “Em anos anteriores, eram alugadas caçambas para transportar todos os materiais gerados no entreposto, o que gastava muitos recursos. Nos últimos anos estamos fazendo um processo de seleção e separação de materiais reciclados, como papelão, plásticos, garrafas PET e metais, que passaram a gerar renda semanal para a CEAGESP com a venda para terceiros”, conta Cledson Mendes, gerente da unidade.
Todos esses cuidados reduziram enormemente a produção de lixo pela unidade, que se tornou exemplo local de encaminhamento adequado de resíduos. “Resumindo, o que sobra para ser levado pela prefeitura fica em torno de 100 litros/dia, englobando papel-toalha, copos descartáveis e papel higiênico, ficando longe do máximo permitido de 200 litros/dia”, acrescenta Cledson.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!