Siga:

4/4/202304:05:10

Diretoria da CEAGESP participa de reunião com oficial da FAO/ONU


Em reunião realizada no Entreposto de São Paulo, na segunda-feira (03/04), a diretoria da CEAGESP recebeu o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), João Intini, que busca a participação da companhia no Programa de Modernização de Mercados.

As centrais de abastecimento são fundamentais na garantia da segurança alimentar das populações. “Estudos mostram, por exemplo, que a CEAGESP é responsável por 25% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, disse Jamil Yatim, diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

A iniciativa da FAO busca, então, apoiar os mercados atacadistas de alimentos na América Latina e no Caribe. De acordo com João Intini, oficial de Políticas de Sistemas Alimentares da FAO, a CEAGESP esteve ausente da organização nos últimos anos e, considerando que se trata de uma empresa que possui a terceira maior central de abastecimento de alimentos do mundo, precisa reassumir seu compromisso e seu protagonismo com a organização da ONU.

“A FAO vem até a CEAGESP e reconhece a importância desse grande mercado. Convidamos a companhia para retornar a esse espaço latino-americano de cooperação técnica, junto a tantos outros países, para que o conhecimento e as boas práticas da CEAGESP sejam levados a nível internacional”, destacou Intini.

Além do diretor-presidente da CEAGESP, Jamil Yatim, também participaram da reunião o diretor técnico operacional, José Lourenço Pechtoll, e o diretor administrativo financeiro, Hamilton Ribeiro Mota. Ainda estiveram presentes na reunião o chefe do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP, Gabriel Bitencourt, e o diretor do Instituto Fome Zero, Walter Belik.

A CEASA Minas foi representada na reunião por Altivo Roberto Cunha. “A CEAGESP e a CEASA Minas, juntas, são responsáveis por 40% dos hortifrútis comercializados no Brasil”, disse.

Ainda durante a reunião, o oficial da FAO solidarizou-se com a retirada da CEAGESP do Programa Nacional de Desestatização (PND), no qual foi mantida no governo anterior. A diretoria da CEAGESP entregou ao ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em 23 de março de 2023, um ofício com a solicitação de retirada da empresa pública federal do PND.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: