Siga:

28/4/202304:04:23

CEAGESP reúne-se com representantes de colônia de pescadores da Billings


Representantes do pescado da CEAGESP reuniram-se com integrantes da Colônia de Pescadores Z17 “Orlando Feliciano”, localizada às margens da represa Billings. O objetivo da conversa envolveu as possibilidades de usar a estrutura de beneficiamento do Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP) e também intercâmbio de conhecimentos para agregar valor aos peixes produzidos pela colônia, que fica em São Bernardo do Campo (SP) e próxima à via Anchieta.

“Eles querem usar a estrutura da UBP [Unidade de Beneficiamento de Pescado] daqui e fazer a inspeção do peixe deles para voltar e vender nos restaurantes locais com essa certificação de qualidade”, conta Carlos José, assessor da diretoria da CEAGESP para o pescado. “Há uma certa resistência do consumidor e do turista ao peixe que não está certificado pelo SIF [Serviço de Inspeção Federal]. Futuramente, a ideia é aumentar essa parceria para ajudá-los a filetar e criar outros beneficiamentos para o pescado deles, além de ajudar a criar canais de comercialização aqui dentro da CEAGESP”, completa.

Como a UBP é capaz de emitir o selo do SIF ao pescado que chega ao EPSP e é examinado, isso facilita para que iniciativas de menor porte tenham as mesmas condições de certificação de produto que os grandes do setor. “A colônia começou em 2008 e em 2015 formalizamos”, conta Vanderléa Rochumback, presidente da Z17, entidade composta por cerca de 700 membros, 350 deles vivendo exclusivamente de tilápias, traíras, carpas e acarás criados para consumo principalmente local.

“Nosso intuito foi entender o processo produtivo deles e pensar em estratégias de impulsionar a comercialização”, explica Luiz Henrique Bambini, assessor técnico da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE) da companhia, sobre a abordagem feita com os pequenos do setor de pescado. “O objetivo é entender como a CEAGESP, enquanto equipamento público de segurança alimentar e nutricional, potencializa a atuação desses grupos de pescadores”.

Os representantes da Z17 também acabaram na sequência participando da reunião do projeto Ará, iniciativa conjunta entre Embrapa e Fiocruz para promover a pesca artesanal no litoral e em outras regiões do estado de São Paulo. Essa reunião, realizada por videoconferência, também permitiu a outros agentes relacionados ao tema conhecerem melhor o trabalho que a CEAGESP realiza com o pescado.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: