Siga:

5/12/202512:12:24

CEAGESP, MDS e Conab alinham ações para aprimorar entregas de alimentos do PAA às Cozinhas Solidárias


Ao longo de 2025, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) recebeu 729 toneladas de produtos adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Produtos como feijão, açúcar, farinha de mandioca, fubá, leite em pó, arroz, entre outros, foram doados a entidades e cozinhas solidárias da capital e do interior.

Com o objetivo de dinamizar ainda mais a distribuição desses alimentos — desde o campo até o prato de quem tem fome — foi realizada uma reunião para fortalecimento das ações interinstitucionais. O encontro aconteceu na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) na terça-feira, 02/12, com participação de representantes do MDS e da Conab.

A CEAGESP é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e, além de ser a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul, também tem papel estratégico na distribuição de alimentos do PAA. Na capital, o BCA já atendeu 129 cozinhas solidárias.

“Somos um equipamento público essencial para apoiar políticas de segurança alimentar, combate à fome e inclusão produtiva. O PAA voltou a ter protagonismo e as cozinhas solidárias se consolidaram como um equipamento de enfrentamento à fome nas grandes cidades”, destacou o diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll.

Também participaram da reunião a superintendente da Conab em São Paulo, Renata Camargo, e a gerente de operações da Conab, Rubia Purcino. Do MDS estiveram presentes a gerente de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Naiara Andreoli Bittencourt, e a nutricionista do PAA em São Paulo, Ludmilla Barros Freitas da Silva.

Desafios operacionais e logísticos

O transporte é um dos principais obstáculos para a distribuição de alimentos e, por isso, a questão logística foi abordada na reunião realizada na CEAGESP. “Podemos afirmar que existem espaços reais para otimizar rotas, reduzir custos de transporte, diminuir perdas, aumentar a regularidade das entregas e, ainda, ampliar a capacidade das cozinhas solidárias”, destacou Pechtoll.

Durante a reunião técnica, os representantes do MDS também apresentaram um panorama geral do PAA e das ações para apoio à logística. Já a superintendente da Conab em São Paulo, Renata Camargo, elencou os projetos do PAA em execução no estado. Como representante da CEAGESP, a chefe de sustentabilidade da Companhia, Lilian Uyema, fez uma apresentação destacando a nova fase do BCA, com melhorias estruturais, administrativas e operacionais, que resultaram em avanços, novas parcerias e, consequentemente, crescimento no volume de doações.

“Recebemos a primeira entrega de alimentos do PAA em 02 de fevereiro de 2025, e, em apenas dez meses, conseguimos atingir esse número histórico de distribuição de alimentos. Foram 729.275 quilos de produtos oriundos de cooperativas da agricultura familiar e de assentamentos. Com esforço, dedicação, organização e muito trabalho, podemos afirmar que essa é a melhor fase do BCA. Tudo isso foi possível graças ao empenho da equipe que compõe a rede BCA, com apoio da atual gestão da CEAGESP e parceiros como MDA, MDS e Conab”, disse Lilian.

Visita técnica a BCA e cozinha solidária

Além da reunião, os representantes do MDS e da Conab também conheceram a sede do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). No dia seguinte, quarta-feira, 03/12, foi realizada visita técnica à Cozinha Solidária Paulo Freire, em São Paulo. A partir de informações coletadas em reunião e nas visitas técnicas serão definidos, em breve, um plano de trabalho conjunto e um plano logístico integrado entre os órgãos.

BCA presente na capital e no interior

Em São Paulo, o BCA atende a 247 entidades e outros 19 bancos de alimentos cadastrados para receber doações. Além da capital, a rede de banco de alimentos da CEAGESP também está presente no interior: em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

De fevereiro a novembro de 2025, considerando os alimentos adquiridos via PAA, o BCA entregou 729 toneladas de alimentos, sendo 435 toneladas distribuídas pelo BCA da capital e mais de 293 toneladas pelos bancos de alimentos do interior.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: