Siga:

12/6/202306:09:38

MDA e CEAGESP buscam ampliar mercado para Agricultura Familiar


O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar e do Escritório Estadual de São Paulo, realizou reunião com a Diretoria da CEAGESP, na quarta-feira (07/06), com o objetivo de articular estratégias para inclusão comercial de pequenos produtores da agricultura familiar.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), como empresa pública federal vinculada ao MDA, tem papel importante nas discussões relacionadas ao abastecimento e à segurança alimentar da população brasileira. O alinhamento de estratégias junto à Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar é essencial, já que a mesma, entre outras competências, busca fomentar o acesso à alimentação adequada, saudável e sustentável e, ainda, a inclusão produtiva e econômica dos agricultores familiares.

A reunião foi realizada no Entreposto de São Paulo e contou com a participação do diretor-presidente da CEAGESP, Jamil Yatim, do diretor técnico e operacional, José Lourenço Pechtoll, e do diretor administrativo financeiro, Hamilton Ribeiro Mota. Também participaram da conversa o gerente regional do MDA, Elvio Aparecido Mota, e o secretário nacional para o cooperativismo e o desenvolvimento, Milton Fornazieri.

Durante a conversa foram mencionadas também as ações do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), coordenado pela Seção de Sustentabilidade (SESUS) da Companhia, principalmente no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

O BCA, presente na Capital e no interior, tem grande potencial tanto na coleta quanto na distribuição de alimentos doados pelos atacadistas da CEAGESP. Mas, neste momento, a estrutura do banco de alimentos precisa de investimento. “Estamos nos organizando, agora, para recuperar estruturalmente o Banco CEAGESP de Alimentos. Também precisamos conscientizar as pessoas, pois ainda há atacadistas que, infelizmente, deixam de doar ao BCA”, destacou Jamil Yatim.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: