4/7/202507:10:10
A Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), participou de reunião na manhã desta quinta-feira, 03/07, na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), com a Diretoria da empresa pública federal e também com representantes de cooperativas que pretendem utilizar espaços e serviços das redes de armazenagem e de entrepostagem da CEAGESP — assista aqui.
Estiveram presentes na reunião representantes da União Nacional de Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab), da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). “São três centrais que dialogam com mais de 2.000 (duas mil) cooperativas e associações de todo o Brasil. Esse diálogo ampliado é fundamental à transparência e legitimidade do processo de inclusão comercial da agricultura familiar na CEAGESP”, destacou o assessor técnico da Companhia, Luiz Henrique Bambini.
“São espaços para comercialização da agricultura familiar em nossos entrepostos, na capital e no interior, e, também, nas nossas unidades armazenadoras. Produtores de soja, trigo, açúcar, entre outros da agricultura familiar, podem contar com a CEAGESP para armazenar seus produtos. Podem também utilizar serviços de secagem, classificação, expurgo, ou seja, uma série de serviços que podem agregar valor à produção da agricultura familiar”, disse o diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll.
O diretor técnico operacional da CEAGESP, Luiz Silveira Rangel, destacou que alterações foram realizadas nas normas da Companhia com o objetivo de garantir segurança e apoio ao agricultor familiar. “Uma das principais vantagens da presença da agricultura familiar na CEAGESP é a maior diversidade de produtos ofertados. Além disso, abrir espaços para os agricultores familiares é importante para compor a renda de muitas dessas famílias”, disse Rangel.
O gerente do Departamento de Armazenagem (DEPAR), Paulo Eugênio Pereira Júnior, mencionou durante a reunião o recente desconto de 30% oferecido pela CEAGESP aos agricultores familiares para que possam utilizar os serviços das unidades armazenadoras. “Quem tem CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, que é um documento que identifica os agricultores familiares para acesso a políticas públicas) consegue o desconto nos serviços”, destacou.
Embora recente, o DEPAR já conseguiu atender a sete pequenos produtores da agricultura familiar, sendo seis produtores de soja e um produtor de milho.
O gerente do Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), Adalberto Dias de Sousa, também participou da reunião com a Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB) e os representantes das cooperativas. Destacou que os 12 entrepostos da CEAGESP no interior — em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba — podem ser estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
“Para maior efetividade, proponho que, em breve, sejam realizadas também reuniões da SEAB com os gerentes dos entrepostos do interior para, assim, ampliarmos as possibilidades regionais”, sugeriu.
Ainda com esse objetivo, o diretor-presidente Pechtoll mencionou a intenção da CEAGESP em estender o mercado de pescados também às unidades do interior. “Estamos trabalhando no sentido de ampliar a presença da Pesca Artesanal”, garantiu.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!