Siga:

8/6/201606:10:56

Riqueza de nutrientes faz cenoura ser usada de bolos a remédios caseiros


MG é responsável por maior volume do vegetal que entrou no ETSP em 2015

Personagem muito conhecida na culinária e presente na vida de tanta gente desde a infância, a cenoura, daurus carota, é o produto indicado para compra nesta semana pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

De bolos a remédios caseiros, esse vegetal de coloração alaranjada possui elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio. É uma raiz originária da Europa e da Ásia, pertencente à família Apiácea, assim como o coentro, o aipo ou salsão, a salsa, o funcho e a mandioquinha salsa.

Presente nos mais diversos pratos, quer sejam doces ou salgados, a cenoura também é utilizada como instrumento musical. Diversos músicos ao redor do mundo “tocam” vegetais como se fossem instrumentos, como ocorre com a “Orquestra Vegetal de Viena”. Nessa sinfonia de sabor, a cenoura é utilizada como flauta: seu miolo é removido, formando uma espécie de cone, e são feitos furos para reproduzir as notas musicais.

Na história da humanidade, mesmo com os pesquisadores tendo dificuldade para precisar desde quando a cenoura está presente em nossa alimentação, foram encontrados traços de sementes da planta em registros de habitações pré-históricas na Suíça e, na lista de vegetais cultivados nos jardins reais da Babilônia (8 a.C.), lá estava ela — mas não como legume: o vegetal compunha a lista de ervas aromáticas, o que gera dúvidas sobre quando, de fato, a raiz colorida passou a ser apreciada.

No início de seu cultivo, as cores do legume variavam de um vermelho bastante escuro a púrpura. A partir do século 17, porém, fazendeiros começaram a cultivar diferentes variedades, especialmente nos países do Oriente Médio e do Afeganistão. Pinturas dos Países Baixos da mesma época registraram uma variedade branca de cenoura, e em alguns quadros holandeses do século 18 encontram-se a versão alaranjada que conhecemos hoje, o que nos faz deduzir que o cultivo da cenoura como conhecemos hoje data dessa época.

Como ocorreu com diversos vegetais, o cultivo da cenoura também foi trazido às Américas pelos primeiros colonizadores. No Brasil, acredita-se que o hábito de plantar cenouras tenha chegado com a família Real, que fugiu de Portugal e se instalou no Rio de Janeiro em 1808. Atualmente, a China é o maior produtor de cenouras do mundo, seguido pela Rússia e Estados Unidos.

QUANTIDADE – Em 2015, os armazéns do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) foram abastecidos com 89.863 toneladas de cenoura com o maior volume de entrada vindas dos municípios de Piedade e Tapiraí, na região de Sorocaba, interior de São Paulo, e das cidades mineiras de Santa Juliana, Rio Paranaíba, Perdizes, Uberaba e São Gotardo. Registro do dia 6 de junho apontou a comercialização do produto no atacado pelo valor de R$ 2,31 o quilo.

Com oferta para consumo o ano todo e ideal para refeições no inverno, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) indica o uso da cenoura para o preparo de um creme rico em vitamina A que você encontra em nosso blog.

A lista completa dos alimentos que estão mais conta para compra nesta segunda semana de junho está disponível em nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: