Siga:

5/9/202409:03:45

Saiba mais sobre o morango comum, produto destaque da semana (02 a 06/09) no atacado da CEAGESP


O morango é consumido pela humanidade desde o período Neolítico, com registros de seus vestígios em sítios arqueológicos datando de 10 mil anos. Seu cultivo agrícola data do Império Romano e se tornou a fruta silvestre mais popular do mundo, com as variedades mais consumidas hoje em dia sendo híbridas das espécies Fragaria chiloensis, nativa do Chile e Fragaria virginiana, nativa da América do Norte.

No Brasil, porém, seu plantio começou por volta da década de 1950, no sul do estado de Minas Gerais, com sua expansão como cultura iniciando-se apenas a partir da década de 1980. A demora na introdução e popularização desse cultivo em comparação a outras frutas não é por acaso, pois o morangueiro precisa de calor para que sua folhagem se desenvolva bem e de frio para a diferenciação floral e a frutificação. Contudo, o desenvolvimento de novas técnicas de produção permite sua disponibilidade o ano inteiro e seu cultivo em outras regiões do Brasil além de Sudeste e Sul.

Aliás, ele não é um fruto de verdade, mas sim um pseudofruto: o que chamamos de “fruta” é na verdade resultado do desenvolvimento conjunto do receptáculo floral de diversas flores, caracterizado pela parte vermelha e carnuda (polpa), o que tecnicamente é considerada uma infrutescência. Os frutos verdadeiros são os aquênios, os pequenos pontos pretos sobre a superfície e vulgarmente chamados de “sementinhas”, aderidos à epiderme vermelha que recobre a polpa.

Com aparência atrativa, coloração vermelha e sabor agridoce único, é a mais importante das chamadas pequenas frutas, sendo muito versátil, amplamente apreciado e consumido in natura. Outro uso popular é na confeitaria, em bolos e tortas, além de servir como componente na produção de chás, sucos, polpas, iogurtes, geleias, balas e sorvetes.
Extremamente saudável, é ideal para períodos de calor como o verão, já que sua composição é basicamente água e carboidratos. Além disso, possui potássio na sua composição, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, e vitamina C, cuja ação antioxidante é complementada pela presença de compostos fenólicos e pigmentos na forma de antocianinas, facilitando a captura de radicais livres no corpo.

Por ser bastante delicado e perecível, o morango deve ser mantido na geladeira. Por se tratar de uma planta rasteira, é importante realizar a correta higienização antes de ser ingerido.
No último dia 02/09, foi cotado no atacado pelo preço médio de R$ 3,68/cumbuca, significando uma redução média anual de 2,8% quando comparamos aos R$ 3,78/cumbuca da mesma época do ano passado. Na comparação mensal, a redução média foi de 23,5%.

O preço registrado não é por acaso, pois estamos na época de alta sazonalidade desse produto, que vai de julho a setembro. Ao longo do ano passado, 3.899 toneladas de morango comum foram entregues no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com a principal origem sendo o estado de Minas Gerais, responsável por 71,5% da produção. O segundo lugar foi para São Paulo, com 24,8%, sendo seguido por Santa Catarina (2,0%) e Rio Grande do Sul (1,6%). Essa prevalência mineira refletiu-se no ranking de municípios (toneladas).

  1. Senador Amaral (MG) (630,89, ou 16,2%);
  2. Estiva (MG) (582,93, ou 15%)
  3. Piedade (SP) (551,68, ou 14,2%{)
  4. Cambuí (MG) (452,36, ou 11,6%)
  5. Pouso Alegre (MG) (428,30, ou 11%)
  6. Bom Repouso (MG) (338,02, ou 8,7%)
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de morango comum no GUIA CEAGESP clicando aqui.



Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: