5/9/202409:03:45
No Brasil, porém, seu plantio começou por volta da década de 1950, no sul do estado de Minas Gerais, com sua expansão como cultura iniciando-se apenas a partir da década de 1980. A demora na introdução e popularização desse cultivo em comparação a outras frutas não é por acaso, pois o morangueiro precisa de calor para que sua folhagem se desenvolva bem e de frio para a diferenciação floral e a frutificação. Contudo, o desenvolvimento de novas técnicas de produção permite sua disponibilidade o ano inteiro e seu cultivo em outras regiões do Brasil além de Sudeste e Sul.
Aliás, ele não é um fruto de verdade, mas sim um pseudofruto: o que chamamos de “fruta” é na verdade resultado do desenvolvimento conjunto do receptáculo floral de diversas flores, caracterizado pela parte vermelha e carnuda (polpa), o que tecnicamente é considerada uma infrutescência. Os frutos verdadeiros são os aquênios, os pequenos pontos pretos sobre a superfície e vulgarmente chamados de “sementinhas”, aderidos à epiderme vermelha que recobre a polpa.
Com aparência atrativa, coloração vermelha e sabor agridoce único, é a mais importante das chamadas pequenas frutas, sendo muito versátil, amplamente apreciado e consumido in natura. Outro uso popular é na confeitaria, em bolos e tortas, além de servir como componente na produção de chás, sucos, polpas, iogurtes, geleias, balas e sorvetes.
Extremamente saudável, é ideal para períodos de calor como o verão, já que sua composição é basicamente água e carboidratos. Além disso, possui potássio na sua composição, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, e vitamina C, cuja ação antioxidante é complementada pela presença de compostos fenólicos e pigmentos na forma de antocianinas, facilitando a captura de radicais livres no corpo.
Por ser bastante delicado e perecível, o morango deve ser mantido na geladeira. Por se tratar de uma planta rasteira, é importante realizar a correta higienização antes de ser ingerido.
No último dia 02/09, foi cotado no atacado pelo preço médio de R$ 3,68/cumbuca, significando uma redução média anual de 2,8% quando comparamos aos R$ 3,78/cumbuca da mesma época do ano passado. Na comparação mensal, a redução média foi de 23,5%.
O preço registrado não é por acaso, pois estamos na época de alta sazonalidade desse produto, que vai de julho a setembro. Ao longo do ano passado, 3.899 toneladas de morango comum foram entregues no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com a principal origem sendo o estado de Minas Gerais, responsável por 71,5% da produção. O segundo lugar foi para São Paulo, com 24,8%, sendo seguido por Santa Catarina (2,0%) e Rio Grande do Sul (1,6%). Essa prevalência mineira refletiu-se no ranking de municípios (toneladas).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!