Siga:

21/2/201702:11:15

Saiba mais sobre o quiabo, o produto da semana na CEAGESP


De origem africana, o quiabo chegou ao Brasil trazido pelos escravos na época da colonização, porém, já era cultivado no Egito 12 séculos antes de Cristo.
Saudável e nutritivo, o fruto do quiabo é uma cápsula fibrosa esverdeada que possui sementes brancas. Outra característica marcante do produto é sua gosma transparente que pode ser facilmente removida de acordo com o preparo. Os brasileiros costumam consumir o alimento antes da maturação em refogados com frango ou carne – jeito popular em Minas Gerais – ou no famoso caruru, prato tipicamente nordestino.
O quiabo possui baixas calorias (100 gramas têm 30 kcal) e é de fácil digestão sendo indicado para quem deseja perder peso. Ele também possui propriedades medicinais e é recomendado em casos de diarreias, verminoses, inflamações no estômago, rins e intestino.
Esse alimento também é fonte de vitamina A, C, B1, B2 e B5, além de ser rico em proteínas, fibras e cálcio. Seu consumo é sugerido ainda para gestantes por fornecer ácido fólico, propriedade que costuma ficar deficiente nas mulheres grávidas.
Ano passado entraram na CEAGESP 12.621 toneladas do produto. Registros de 2015 mostram os seguintes municípios com maior volume de entrada do alimento: Piacatu (SP), Itaberá (SP), Gabriel Monteiro (SP), Anápolis (GO), Araçatuba (SP) e Santo Antônio do Aracanguá (SP).
Essa semana com o produto em oferta, o quilo do quiabo está saindo a R$ 3,13 no comércio atacadista. Confira outros produtos que estão com preço em baixa nessa reta final de fevereiro e a sugestão de receita da semana nas mídias (Facebook e blog) da CEAGESP.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2017 o Mês de:

Veja também o Ano de: