Siga:

29/3/202303:02:16

Saiba por que a carambola é o produto destaque da semana (27/03)


A carambola, quando comprada na época, entre janeiro e agosto, pode ser encontrada com maior facilidade e por um custo ainda menor. Produto destaque desta semana, foi cotada em 27 de março de 2023 a R$ 5,46/kg.

Ela normalmente tem uma cor amarela-esverdeada, quando madura, tendo um sabor doce e muito agradável.  Muitas vezes pode ser encontrada verde, que tem um sabor mais ácido.

De origem asiática, chegou ao Brasil no início do século XVIII. Inicialmente ela era plantada majoritariamente no Nordeste, mas atualmente é cultivada em praticamente todo o território nacional, com grande parte dos produtores de carambola estando no Interior de São Paulo.

A carambola tem muitos benefícios como as vitaminas A, B e C e propriedades antioxidantes. Sendo assim, pode aumentar a imunidade. É também fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, sendo uma ótima fruta para colocar na lancheira das crianças.

Porém, pessoas com problemas renais não podem consumi-la sem antes consultar o médico, pois pode causar certas complicações, como insuficiência renal. A culpada disso é uma substância chamada caramboxina, além de o ácido oxalacético poder gerar problemas em quem tem propensão a cálculos renais.

Muito versátil, pode ser consumida em salada, suco, geleias e muito mais. Ao ser cortada transversalmente, lembra uma estrela, não sendo por acaso que seu nome em inglês é star fruit e servindo como decoração.

Ao longo de 2022, 2.197 toneladas do produto deram ingresso no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com maio tendo sido o mês mais forte. São paulistas as cinco cidades que mais entregaram, com destaque especial para Vista Alegre do Alto, responsável por 1.153,45 e bem distante da segunda colocada, Taquaritinga (181,33), em um pódio fechado por Mirandópolis (160,22). Monte Alto, a quarta colocada, foi responsável por 141,68, enquanto Campinas entregou mais 114,74. O sexto lugar é pernambucano, com Petrolina tendo entregado 108,42.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de carambola no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: