Siga:

21/5/202405:02:59

Centro de Qualidade Hortigranjeira participa do 7º Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro em Mato Grosso


Começou nesta terça-feira, 21/05, em Tangará da Serra, no estado do Mato Grosso, o VII Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro. A programação do primeiro dia do evento contou com palestra do Dr. Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

O evento é realizado pelo programa de extensão MT Horticultura, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), de 21 a 23 de maio de 2024. Os dois primeiros dias do simpósio são realizados no Auditório do Centro Cultural de Tangará da Serra. Já na quinta-feira, 23/05, as atividades acontecem na área experimental da UNEMAT.

De acordo com o chefe da SECQH, a participação no evento é importante para compartilhar informações e conhecimentos com produtores de abacaxi de todo o Brasil. “Falamos sobre colheita, pós-colheita, rotulagem e rastreabilidade do abacaxi”, resumiu Gabriel Bitencourt.

O simpósio tem o objetivo de apoiar produtores para que ampliem sua produção, com melhor rendimento e frutos de qualidade. Durante o evento serão lançadas duas novas cultivares (denominadas Unemat Esmeralda e Unemat Rubi) de abacaxis resistentes à fusariose, a principal doença causada por fungos que atinge abacaxizeiros.

O VII Simpósio Brasileiro de Abacaxizeiro acontece pela primeira vez no Estado de Mato Grosso. Além da UNEMAT, a realização é resultado da parceria entre Secretaria Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (Seciteci-MT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Tangará da Serra.

Dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022, indicam que 17 municípios mato-grossenses são produtores de abacaxi, sendo Tangará da Serra o maior deles. Em 2023, Mato Grosso enviou mais de 24 toneladas de Abacaxi Pérola ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), tendo como origem o município de Nobres (MT), segundo dados da Seção Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP.

Outras informações: https://www.mthorticultura.com.br/simposio/




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: