16/7/202407:10:35
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) firmaram, em 1º de junho de 2023, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de transferir tecnologias e de realizar intercâmbios técnico e operacional. Desde então vêm sendo realizadas aproximações entre as duas centrais de abastecimento vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ambas, recentemente, retiradas do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Como parte das ações decorrentes do Termo de Cooperação Técnica, na quarta-feira da semana passada, 10/07, o chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Dr. Gabriel Bitencourt, e o técnico operacional Lisandro Michel Barreiros visitaram a CeasaMinas.
“Buscamos unir esforços com a Seção de Agroqualidade, que é o equivalente à SECQH na CeasaMinas, e com o Departamento Técnico para fortalecimento dos setores de qualidade das centrais junto ao MDA. Esse trabalho em conjunto começou com a classificação de citros, em parceria com a Associação Brasileira de Citros de Mesa e a CEASA Campinas”, detalha Gabriel Bitencourt.
Além dos representantes da CEAGESP, o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), Manoel Oliveira, também participou da visita à unidade da CeasaMinas instalada no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os visitantes foram recepcionados pela Diretoria da CeasaMinas. No roteiro estiveram o Mercado Livre do Produtor (MLP) e o Prodal Banco de Alimentos.
De acordo com Gabriel Bitencourt, a atual visita foi importante conhecer atacadistas especializados na comercialização de mamões. Enquanto na CEAGESP esses produtos ainda chegam a granel, na CeasaMinas os mamões chegam ao entreposto já embalados em caixas de madeira. Assim, há redução nas perdas e no desperdício dos frutos. “A CEAGESP busca, a partir da experiência da CeasaMinas, implantar a recepção apenas de mamões embalados em caixas”, diz.
Ainda segundo Bitencourt, termos de cooperação técnica são importantes para encontrar soluções e reduzir problemas comuns das centrais de abastecimento. Durante a visita, a equipe da CEAGESP foi acompanhada pelo chefe da seção de informações de mercado da CeasaMinas, Michel Rodrigues.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!