23/1/202001:02:16
O chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Gabriel Bitencourt de Almeida, e equipe, recebeu na manhã desta quinta-feira (23/01), o secretário de agricultura de Ibiúna, Fernando Torre, acompanhado por Jeferson Silva, da Consultoria Shield, e sua equipe. Na ocasião, discutiram sobre novos métodos para a implantação da rastreabilidade nos produtos da região, já que entende-se que ainda há uma certa dificuldade do consumidor saber a procedência do produto.
Conduzida de maneira bem descontraída, a conversa destacou que muitas vezes o transportador emite a nota fiscal do produtor, porém, o objetivo é fazer com que o produtor tenha um contato maior com seu produto e seu comprador, até a chegada a mesa do consumidor. Assim, gera uma cadeia ampla e sincera do produto durante seu trajeto até o comprador.
A prefeitura de Ibiúna, juntamente com o sindicato dos trabalhadores, realizou um mapeamento dos produtores da região para aumentar o controle sobre os produtos, e incentivar o comprador a buscar qualidade e reconhecer a segurança ao longo da cadeia produtiva.
Também foi discutido sobre a possibilidade da criação de um espaço informativo para o produtor, com o intuito de desenvolver e estimular o pensamento sustentável e seguro para seu produto.
Produtos de Ibiúna no ETSP
De acordo com dados fornecidos pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), em 2019 chegaram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), exatos 105.399,95 toneladas de produtos oriundos do município de Ibiúna, o que demonstra a grandeza da produção agrícola da região. Entre eles, estão diferentes tipos de frutas, legumes, flores e principalmente, verduras.
Os primeiros dez colocados do ranking elaborado pela SEDES são verduras, sendo que o primeiro lugar é o repolho verde, com 29.441,59 toneladas. Na sequência estão: alface crespa, tomate pizzadoro, tomate carmen, acelga, couve manteiga, alface americana, repolho roxo, escarola e brócolis ramoso.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!