Siga:

18/9/201809:05:09

Segundo dia da SIPAT aborda saúde mental e alimentação


Nesta terça-feira (18/9) aconteceu no Auditório Nelson Loda, do Entreposto Terminal São Paulo, o segundo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O tema abordado na primeira palestra do dia foi Depressão, Ansiedade e Síndrome de Burnout.

A palestra foi proferida pelo psicólogo Nilson Buava, que iniciou sua fala abordando o tema depressão. Foram apresentadas ao público as principais causas, os sintomas iniciais e os riscos que a depressão traz para a saúde física e mental do paciente. Buava também apresentou formas de minimizar a doença. “O auto conhecimento e a observação interna, é um passo fundamental na busca para a solução e cura da depressão”, disse.

Em seguida o psicólogo falou sobre ansiedade, doença mental que afeta 33% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Além de falar sobre as causas e tratamentos, Buava disse para o público ficar alerta aos sintomas que o transtorno de ansiedade apresentam. Segundo ele, tensão muscular, inquietação, fadiga e irritabilidade, são possíveis sinais da doença. Por fim, falou brevemente sobre a Síndrome de Burnout que é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse em trabalhadores, Buava definiu a doença como o esgotamento físico, mental e psíquico, causado por rotinas profissionais competitivas e cheias de responsabilidades.

No período da tarde foi a vez da Alimentação ser o assunto principal. Proferida pela Doutora em Nutrição e ex-estagiária do SECQH, Gisele Lima, a palestra “Prevenção de doenças através da Alimentação” abordou sobre a importância da alimentação para a saúde, o equilíbrio na escolha dos alimentos para uma alimentação balanceada, cuidados com os utensílios usados para seu manuseio e para a conservação na geladeira. E na sequência, o engenheiro agrônomo da CEAGESP, Gabriel Bitencourt (SECOF) falou sobre os agrotóxicos, tema tão abordado nos dias de hoje e que gera muitas dúvidas.

O evento também contou com a distribuição de brindes da Drogaria São Paulo, criação de caricaturas do Borges (SECQH), além de aferição de pressão e medidas e sorteio de brindes para os presentes.

A SIPAT acontece até a próxima sexta-feira, dia 21 de setembro, e é aberta ao público em geral. Participe.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: