Siga:

20/10/202310:04:21

Confira como foi a Semana Mundial da Alimentação na CEAGESP


Em 16/10, segunda-feira, foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Para lembrar o significado dessa data, a CEAGESP promoveu uma série de oficinas e palestras voltadas a refeições saudáveis, boas práticas na cozinha e combate ao desperdício.

As ações relacionadas tiveram início no próprio Dia Mundial, com a palestra do grupo Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana), voltado à agroecologia e que busca implementar uma ideia de alimentação saudável e sem agrotóxicos na região de São Miguel Paulista, distrito na zona leste paulistana. “Costumo dizer que fazemos uma agricultura ‘poética’”, contou Vilma Martins, integrante da entidade.

A produção de geleias foi o tema do segundo dia de eventos, na terça-feira, 17/10; Com instruções da palestrante Vera Lucia Cherobim, o público presente pôde acompanhar o processo de preparação de geleias artesanais, desde os primeiros tratos com o produto base, no caso o morango, até a cocção e a degustação.

Na quarta-feira, 18/10, Vanessa Zaidan, nutricionista do SESC Ipiranga, e John Waley, chef de cozinha da ONG Mover Helipa, foram os responsáveis por apresentar aos espectadores alternativas que visam o aproveitamento integral dos alimentos. Vanessa iniciou apresentando práticas que buscam combater o desperdício, mostrando uma culinária sustentável e nada convencional. Na sequência, coube ao chef John produzir com seus alunos da escola de cozinha do Mover Helipa receitas práticas com maior aproveitamento dos alimentos utilizados.

O último dia do evento foi destinado na manhã às PANCs (sigla para plantas alimentícias não convencionais), que foram introduzidas aos presentes, que puderam conhecer as variedades e sabores das hortaliças, no primeiro momento Bruna Arid e Luana Rocha palestraram sobre manipulação de PANCs boas maneiras, alimentação saudável e higienização correta na cozinha. À tarde foi reservada à palestra de Daniela Leite, responsável pela ONG Comida Invisível falando sobre como fazer o alimento chegar aos necessitados, e Rodrigo Marinheiro, executivo de relações institucionais da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que falou sobre o conceito “Best Before” e os obstáculos que o setor supermercadista enfrenta para destinar comida ainda em bom estado de consumo. Na segunda metade, a professora universitária Yamila Goldfarb explicou sobre a importância das centrais de abastecimento para a segurança alimentar e nutricional.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: