11/5/202205:03:44
Encerrou-se neste mês a devolução de 181.860 kg de trigo que estavam estocados no Graneleiro de Avaré (AGAVA). As sobras técnicas em questão são de safras de 2020 e 2021 e ao longo de abril e da primeira semana de maio foram devolvidas aos 87 produtores que confiaram seus produtos à CEAGESP. “Eles aguardaram para conseguir um melhor preço na entressafra”, conta Felipe Ribeiro Munhoz, técnico operacional da unidade.
Por sua natureza, o trigo permite armazenamento de longo prazo, facilitando a quem o produz aproveitar os momentos de flutuação do preço da commodity para faturar mais, o que foi o caso dessa grande quantidade devolvida. Nas sobras técnicas, é feito o chamado zeramento de estoque fiscal, no qual o produto estocado é retornado ao produtor já levando em conta a quebra técnica, cálculo que envolve a estimativa de peso perdido pelas atividades fisiológicas do grão, movimentação do produto dentro da unidade, limpeza e descontos de peso devido ao processo de secagem.
Com isso, o AGAVA está livre para receber a próxima safra de trigo. A unidade também recebe outros tipos de grão e produtos agrícolas e industrializados.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!