Siga:

28/3/201603:02:06

Sorocaba vira exemplo para Alagoas


Banco de Alimentos local vira referência para iniciativa similar no estado nordestino

Criado em dezembro de 2005, o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), no interior paulista, servirá de modelo para a implantação de um serviço de responsabilidade social idêntico no Estado de Alagoas.

A ação diária desenvolvida por essa iniciativa, localizada dentro do entreposto local da CEAGESP, foi vista pelo superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, João Ygo da Costa Araújo. Ele faz parte da equipe da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas.

A ideia é criar projeto semelhante na cidade de Maceió. Se a proposta for aprovada, será a primeira iniciativa voltada à segurança alimentar na capital alagoana.

“Achamos o trabalho promovido pelo Banco muito bom e viável. Não foge dos padrões de nível nacional e é adequado às necessidades que nós estamos procurando. Levo para Alagoas todas as experiências que vimos aqui para que possamos ajustá-lo à nossa realidade e implantá-lo ainda este ano”, disse João Ygo.

Mensalmente, o BAS arrecada, higieniza e distribui cerca de 50 toneladas de alimentos para famílias carentes. O serviço é resultado de uma parceria entre Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CEAGESP Sorocaba e Escola Técnica do Governo de São Paulo (ETEC) Rubens de Faria e Souza.

Segundo o presidente do Banco de Alimentos, Tiago Almeida Nascimento, que também é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, é gratificante o projeto ser reconhecido em outras regiões. “Isso mostra a seriedade desse serviço e a importância da política pública de segurança alimentar que temos desenvolvido”, afirmou.

“A visita serviu para mostrarmos a logística de funcionamento e as experiências do nosso Banco no que se refere à diminuição do desperdício de alimentos e ao combate à fome no município”, contou o gerente da CEAGESP Sorocaba, Marco Antonio Jucelino de Oliveira. A central de abastecimento integra as unidades que estão sob gestão do Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT).

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: