14/12/202212:04:47
A CEAGESP recebeu na terça-feira, dia 13, a visita de Eden Vardy, diretor executivo da Farm Collaborative, iniciativa americana que visa aproximar pequenos produtores do mercado consumidor na região de Aspen, no estado do Colorado. Ele veio conhecer as medidas que a empresa tem no combate ao desperdício de alimentos e também na destinação adequada de resíduos.
A recepção coube a Karina Meninel Campano, chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUS), que foi explicando as ações que a companhia tem, sendo a mais visível de todas a doação de alimentos para pessoas físicas que ocorre nas quintas-feiras desde novembro de 2020. “Hoje a coisa está tão organizada que conseguimos em 15 minutos entregar 400 sacolas”, conta Karina.
Essa face mais visível do trabalho da SESUS é também acompanhada das doações feitas a mais de 250 entidades cadastradas, que abrangem os mais diversos escopos do terceiro setor. Isso significou muito para evitar o desperdício. “No biênio 2020/2021 conseguimos salvar 3.150 toneladas de alimento”, exemplifica Karina, lembrando também das ações pontuais que ajudaram cidades como Aparecida e Araraquara.
A Farm Collaborative teve inspiração brasileira, quando Eden viu os restaurantes populares de Belo Horizonte e se interessou nas ações do país no combate à fome. “São muito poucos os países que têm isso como política pública”, lembra o diretor.
Ela abrange inclusive a formação de novos fazendeiros. “Minha fazenda funciona como uma ‘faculdade” para treinar novos agricultores”, conta. Além disso, também há um trabalho de educação em reciclagem para crianças e articulação com os produtores locais. “Não temos no Colorado algo como a CEAGESP”, conta Eden.
Além disso, a ONG também promove estudos relacionados à agronomia. “Estamos descobrindo que é mais importante manter a saúde do solo do que pensar só nos nutrientes”, conta Eden, que também aponta a cultura que vem sendo criada nos Estados Unidos sobre alimentação saudável e que supera a formalidade das certificações oficiais. “Os consumidores estão mais conscientes de o que é preciso para ter uma agricultura orgânica e não estão ligando tanto para selos”, conta o diretor.
A Farm Collaborative está inserida em um fundo de fomento que vem desde os tempos da presidência de Dwight Eisenhower. “Todo ano escolhem pessoas dos Estados Unidos para ir ao exterior e também levam pessoas lá para conhecer. Sempre tem alguém da agricultura”, conta Eden, que havia sido escolhido para vir em 2019 e só pôde vir agora por causa da pandemia.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!