27/4/201604:08:09
Ela é fácil de descascar, rende um suco ótimo e é um excelente ingrediente para dar aquele toque especial em receitas doces. Pelo Brasil afora diversos são os seus nomes: no Rio Grande do Sul, bergamota ou vergamota; para os paranaenses, mimosa; já para o pessoal do Piauí e Maranhão, tanja.
Mas seja a tangerina cravo chamada também de mexerica, laranja cravo ou mandarina, certo é que essa fruta, originária da Ásia – e que chegou no Brasil no fim do século XIX -, é muito benéfica para a saúde pelo alto valor nutricional que apresenta.
Com a alta da safra entre os meses de março a maio, a tangerina cravo é a dica de compra dessa semana pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP. No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a fruta é vendida por R$ 2,19 o quilo no atacado. E em 2015, mais de 6 mil toneladas abasteceram os armazéns do entreposto paulistano vindo a maior parte da produção dos municípios paulistas de Limeira, Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Casa Branca, Conchal, Cosmorama e Marapoama.
BAIXA CALORIA – A tangerina cravo possui um ótimo valor nutritivo. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de apresentar uma quantidade razoável de sais minerais como cálcio, fósforo, sódio, magnésio, potássio e ferro. Graças a quantidade de fósforo e ferro, a fruta favorece o desenvolvimento do esqueleto; com o seu magnésio ela tonifica as articulações.
A cada 100 gramas de tangerina contém cerca de 40 kcal, sendo assim uma fruta de pouca caloria. Para se beneficiar de todas as suas propriedades, o ideal é consumir tudo, do suco ao bagaço. Tem até receita que leva a casca dela como ingrediente, como o pudim de casca de tangerina, que trazemos esta semana. Confira!
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!