Siga:

19/9/201809:04:31

Terceiro dia de SIPAT combina segurança e saúde


As atividades do terceiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), nesta quarta-feira, 19, reuniram segurança com um simulado de evacuação e abandono do prédio para eventuais situações de emergência pela manhã, e palestras no período da tarde.
A primeira atividade contou com a presença de brigadistas, paramédicos e uma ambulância. A simulação foi feita em uma possível situação de incêndio. O processo de abandono da área foi realizado em três minutos e vinte segundos respeitando todas as orientações e normas técnicas.
O engenheiro de Segurança do Trabalho (SESMT), Orlando Fusaro, elogiou a agilidade no processo de evacuação da área. “Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas. Por isso é importante mostrar a vocês o que fazer diante dessa situação”, disse ele.
Durante a tarde duas palestras da área da saúde foram oferecidas. A primeira “Evitando Doenças: Quem Trabalha Precisa Tomar Vacinas?” com a enfermeira Mônica Cristina da Silva, que ressaltou a importância que as vacinas têm na prevenção de doenças graves.
Sobre a eficácia das vacinas e desmistificando o medo, Silva aponta que “realmente é uma coisa muito segura, organizada e de qualidade. Quando a vacina chega até a população ela chega depois de diversas pesquisas, depois de diversos profissionais da saúde estudarem sobre elas”
Não é só na infância que existe a necessidade da vacinação, é preciso manter o hábito durante toda a vida. Outro alerta importante é para não perder a carteirinha de vacinação, já que é por meio dela que o controle das vacinas é realizado. 
Algumas vacinas foram destacadas: tétano, hepatite, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. Silva destacou a importância da vacina contra o sarampo: “Se você tem 29 anos precisa ter duas doses dessa vacina na carteirinha, se você tem mais de 29 anos é uma dose e depois disso não precisa tomar mais”.
Além disso, é muito importante vacinar crianças de até 4 anos contra a poliomielite e sarampo e grávidas devem ficar atentas as vacinas que cuidam não só da sua saúde, mas protegem o bem estar do bebê. Como gancho para o próximo tema de bate-papo, meninas adolescentes devem tomar a vacina do HPV.
 
Seguindo o roteiro, o segundo tema da tarde foi “Mais Sexo é Sexo Mais Seguro” com o Doutor Alexandre Suzuki Horie, que alertou sobre a exposição a doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ressaltando que a pessoa pode ter a doença, não saber e transmiti-la, mesmo sem apresentar sintomas. 
Esse é um tema que ainda gera um desconforto quando cogitado para ser debatido. Sobre o assunto, Dr. Horie diz que “quando a gente fala de sexo, as pessoas ficam com vergonha, mas sexo é uma coisa normal e natural”. 
 
É importante frisar que essa contaminação pode acontecer, principalmente, por meio de contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada. Caso a grávida esteja com alguma dessas doenças, ela pode passar para a criança durante a gestação, durante o nascimento ou na amamentação.
O tratamento, além de permitir uma melhor condição de vida do paciente, acaba com a possibilidade de transmissão dessas infecções. É importante ter um acompanhamento médico adequado assim que os sintomas começarem a aparecer, pois as ISTs podem apresentar complicações, sendo elas até o aumento na chance de ter câncer no colo do útero e no pênis. 
 
Em ambas as palestras os participantes puderam esclarecer dúvidas pertinentes sobre o tema. Durante o intervalo tiveram a oportunidade de aferir a pressão, calcular o IMC, realizar teste de glicemia, ganhar brindes da Drogaria São Paulo, criação de caricaturas por Borges (SECQH). Também foi servido um coffee break, além de sorteio de brindes após as palestras para os participantes.



Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: