8/8/202408:04:16
O produto destaque da semana no atacado da CEAGESP é o tomate Carmem, que foi cotado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) na segunda-feira, 05/08, a R$ 2,13/kg, contra os R$ 4,07/kg da mesma época do ano passado. Isso significa uma redução média anual de 47,7% e mensal, de 21,9%.
Originário da região andina entre o norte do Chile e o Peru, pertence à família Solanaceae, a mesma de batata, jiló, pimentão e berinjela. No século XV, o tomateiro foi levado para o México, onde foi domesticado e, posteriormente, introduzido na Europa. Seu cultivo no Brasil começou com a colonização, mas só ganhou maior expressão a partir da imigração para as regiões Sudeste e Sul, expandindo-se para todo o país a partir de 1970.
A variedade Carmem é caracteriza-se por seu tamanho uniforme, consistência firme e o formato, globular e achatado. Sua pele lisa e sem rugas garante uma aparência atraente. Popularmente conhecido como tomate para salada, destaca-se pelo sabor levemente ácido e pela textura firme e carnuda. É também denominado tomate longa vida devido a sua maior resistência e prolongada durabilidade nas prateleiras.
Como outras variedades de tomate, o Carmem é rico em licopeno, um antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A, do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como fósforo, cálcio, potássio e magnésio.
Em 2023, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) registrou a entrada de 37.128 toneladas de tomates Carmem, com pouco mais da metade (50,9%) vindo do estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais, com 24,8%, Goiás, com 6,9%, e Santa Catarina, com 6,6%. Essa porcentagem se reflete no ranking dos municípios com mais entradas no ETSP (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de tomate Carmem no Guia CEAGESP (clique aqui).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!